Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Unidades da Fundação Saúde realizam eventos para marcar Setembro Laranja

17/09/2020

Dia da segurança do paciente deste ano tem como tema trabalhadores da saúde que atuam no combate à Covid-19

Em 17 de setembro comemora-se o Dia Mundial de Segurança do Paciente. Para compor a campanha e reforçar a importância dos cuidados quanto aos usuários e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), os Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) das unidades geridas pela Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FSERJ) realizam, respeitando os protocolos da pandemia da Covid-19, uma série de atividades.

Para promover a conscientização sobre o assunto e o engajamento de lideranças, gestores e profissionais de saúde em prol de um cuidado mais seguro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou para o Dia Mundial da Segurança do Paciente 2020, no dia 17 de setembro, a campanha “Segurança do trabalhador de saúde: uma prioridade para a segurança do paciente”, tendo como slogan “Trabalhadores de saúde seguros, pacientes seguros”. Diante disso, há o chamado para os profissionais da saúde “Fale pela segurança do trabalhador de saúde”, com o foco nos profissionais que trabalham no combate à Covid-19.

A Câmara Técnica de Segurança do Paciente (CTSP) da FSERJ tem o objetivo de dar suporte às unidades de gestão avançada para que possam criar ou tornar atuantes seus Núcleos de Segurança do Paciente (NSP). A médica da Diretoria Técnica Assistencial e coordenadora da CTSP da Fundação Saúde, Isabelle Mury, explica como funcionam os NSPs.

‘‘Todas as unidades da Fundação Saúde possuem Núcleos de Segurança do Paciente implantados e ativos. Eles têm a função de colocar em prática todos os Protocolos de Segurança do Ministério da Saúde e promover a melhoria dos processos de cuidado, disseminando a cultura de segurança do paciente, realizando a gestão de risco e garantindo as boas práticas de funcionamento dos serviços de saúde’’.

 

WhatsApp Image 2020-09-16 at 14.25.42 (1)

 

Confira as atividades que estão sendo realizadas nas unidades:

CPRJ

O Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro (CPRJ)  iluminou a fachada de laranja e está realizando ações de conscientização da importância da Segurança do Paciente para os profissionais e pacientes.

HEAN

O Hospital Estadual Anchieta (HEAN)  iluminou a fachada de laranja e distribuiu álcool em gel para a população ao redor da unidade.

HECC

O Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC), além de iluminar a fachada de laranja, vai enfeitar os setores, distribuir cartazes e brindes com o tema da campanha deste ano, realizar dinâmicas e lanche temático. Também fará exposição de indicadores das metas internacionais de segurança do paciente, referente aos meses de janeiro a agosto. Os profissionais realizarão atividades com os pacientes internados para falar sobre o papel deles na segurança. Além disso, Serão realizados treinamentos no local com as equipes com temas: Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; Registrar intercorrências nos prontuários; Relatar as intercorrências na passagem de plantão.

Além disso, Hospital Estadual Anchieta e Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro estão com as fachadas iluminadas na cor laranja.

Hemorio

O Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) enviou um texto aos profissionais de saúde e realizará uma palestra alertando sobre a importância da Segurança do Paciente.

HESM

No Hospital Estadual Santa Maria (HESM) a fachada está iluminada de laranja e o tema será abordado durante todo o mês, falando sobre a importância da notificação. Serão realizadas também reuniões para falar das metas, uma em cada dia. Além disso, será realizada uma gincana com distribuição de brindes, como álcool gel de bolso e bombons.

IECAC

O Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) iluminou a fachada de laranja. Além disso, realizará uma reunião comemorativa com os gestores e coordenadores para expor metas internacionais e apresentar a abordagem do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) referente à segurança do paciente e do trabalhador, durante este ano. Além disso, haverá exposição no hall da unidade com distribuição dos cards cedidos pela SES, sobre as metas internacionais. O instituto também realizará treinamentos in loco sobre queda.

IEDE

O Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) iluminou a fachada de laranja e realizará gincana sobre Segurança do Paciente com os profissionais de saúde.

IETAP

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras (IETAP) realizará ações de educação em saúde por meio de distribuição de material educativo e roda de conversa sobre a importância da Segurança do Paciente (SP) com os profissionais da unidade. Além disso, serão efetuadas reuniões com pacientes da ala de Tuberculose para conscientizar sobre conceitos de Segurança do Paciente aplicáveis na rotina dos mesmos.

Sede da Fundação Saúde

Na sede da Fundação Saúde, será divulgado material sobre a importância da Segurança do Paciente (SP), via e-mail e mural. Além disso, os profissionais da entidade foram convidados a utilizar blusa laranja no dia 17.

laranja

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h