Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Secretaria de Estado de Saúde lança pesquisa de satisfação contínua em 2020

14/07/2020

O projeto, que já teve o piloto testado em quatro unidades, agora será implementado em todas as unidades da rede estadual.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ), por meio da Superintendência de Monitoramento e Qualidade das Unidades de Saúde, dará início, nesta sexta-feira (10/07), às ações de implementação e monitoramento da Pesquisa de Satisfação Contínua (PSC) nas unidades da SES/RJ. O objetivo é entender as expectativas do usuário, analisar os fluxos de atendimento e ajustar os processos para melhorar o atendimento à população. A iniciativa, que começou a ser elaborada em 2019, é uma ferramenta de gestão para ajuste de processos e melhoria da qualidade.

“Desde 2007 nosso setor conta com um Programa de Excelência e Gestão, que realiza uma pesquisa anual de satisfação e se preocupa em ouvir a opinião de seus usuários”, explica a superintendente de monitoramento e qualidade das unidades de saúde, Cintia Luna. “Essa pesquisa é realizada durante um período determinado do ano e é aplicada por uma equipe de estagiários de matemática e estatística da UERJ”.

Segundo a Cintia, a PSC usa outra metodologia, inédita na SES. “A partir da PSC, vamos oferecer aos pacientes a possibilidade de avaliar as unidades e o atendimento durante o ano inteiro, o que fornece uma base de dados mais sólida. Além disso, como o usuário responde ao formulário padrão sozinho, sem um entrevistador, pode responder com mais honestidade”, explica.

As unidades receberam orientações para fornecerem o formulário via WhatsApp, receberam as diretrizes para um processo estruturado de disparar o link, material gráfico (banner e panfletos) e passo a passo para implantação do WhatsApp Business. Essas ferramentas irão auxiliar para a implementação e continuidade da pesquisa.

A pesquisa: http://pesquisasatisfacao.saude.rj.gov.br

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h