Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

SAMU RJ conclui curso para operação de motolâncias

05/07/2023

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU-RJ) concluiu o curso de operação e de pilotagem de motolâncias (motocicletas de atendimento pré-hospitalar). A ação foi realizada na sede do Serviço Social de Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), em Deodoro, Zona Norte do Rio de Janeiro, na última semana de junho.

Atualmente, o SAMU conta com 30 motolâncias que operam em duplas de profissionais de enfermagem. No município do Rio de Janeiro, as motocicletas atuam desde janeiro de 2021 e já realizaram mais de 20 mil atendimentos.

Esta é uma iniciativa do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU. As aulas foram dadas por profissionais do próprio Serviço. Houve atividades de práticas para desenvolvimento de habilidades na condução das motos, entendimento da legislação de trânsito, sistema do SAMU-RJ, além de simulação de atendimento pré-hospitalar a vítimas de parada cardíaca.

Entre as habilidades práticas é exigido o conhecimento da motocicleta e seus componentes, check list diário, uso correto do conjunto de EPI (Equipamento de Proteção Individual), postura correta durante a pilotagem, técnica correta para levantar a motocicleta do solo com segurança, rotação em 180, manejo e equilíbrio da motocicleta desligada, além de sinalização de sinais gestuais. Todos os alunos também têm aulas teóricas como legislação de trânsito, normas de circulação e segurança, condução defensiva, além de atribuições específicas para o profissional de enfermagem.

“Esse curso, que integra a formação proposta pelo Ministério da Saúde (MS) para profissionais que atuam no serviço, é importantíssimo para trazer mais segurança e agilidade aos atendimentos. As equipes de motolância salvam muitas vidas, por isso precisam estar altamente capacitadas”, explica o coordenador do NEP, José Henriques.

Confira as fotos

WhatsApp Image 2023-07-04 at 15.09.11WhatsApp Image 2023-07-04 at 15.08.41

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h