Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Reforma da UPA pediátrica da Ilha do Governador é concluída

18/05/2023

A reforma geral da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Ilha do Governador, única pediátrica da capital e administrada pela Fundação Saúde, foi concluída pelo Governo do Estado. As intervenções realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) melhoram o serviço prestado à população e aprimoram as condições de trabalho dos profissionais. A unidade passou por obras de infraestrutura, renovação de mobiliário e equipamentos, iniciadas em setembro de 2022. O atendimento não foi paralisado em nenhum momento.

- A UPA pediátrica da Ilha do Governador atende cerca de 300 crianças por dia, em período de alta demanda. Ou seja, são 300 pais e mães que recebem, diariamente, assistência médica de qualidade para seus filhos, perto de casa. Iniciamos a reforma de 24 Unidades de Pronto Atendimento e já concluímos 13, com um investimento de R$ 41 milhões. Investir em vidas sempre será a prioridade do nosso governo – relatou o governador Cláudio Castro.

As 13 unidades já reformadas são Ilha, Botafogo, Ricardo de Albuquerque, Realengo, Cabuçu, Bairro Botafogo, Campo Grande I, Campo Grande II, Jacarepaguá, São Pedro, Tijuca, Maré e Bangu.

- Pioneira na implantação das UPAs no Brasil, com a unidade Maré em 2007, a SES está fazendo a maior reforma nessas estruturas desde a criação do modelo, replicado em todo o país. Estamos investindo para oferecer um atendimento de saúde de qualidade, com o respeito que o cidadão do Estado do Rio merece – afirma Dr. Luizinho.

Unidade supre carência da região e entorno

Desde que a UPA da Ilha do Governador, no sub-bairro do Cocotá, passou a ser exclusivamente pediátrica, facilitou a vida dos moradores que não contam com outra unidade de atendimento médico infantil na região, nem mesmo por meio da rede privada.

- Esse espaço apenas pediátrico me ajudou muito. Antes, com o serviço misto, era mais demorado o atendimento. O plano de saúde não tem cobertura na Ilha. Os hospitais conveniados são longe, no Centro da cidade. Essa UPA pediátrica facilitou a minha vida – contou Elisa Nascimento, moradora da Ilha do Governador, que acompanhou seu filho durante uma breve internação.

A unidade recebeu reparos no telhado, reforço e revitalização da estrutura metálica, tratamento de solo, além de troca de painéis, reforma de torre de água, paisagismo, troca de mobiliário e novos equipamentos. Foram adquiridas cadeiras “mamãe e bebê”, macas, cadeira de rodas, além de respirador Oxymag, Oxylog, computadores, aparelhos de ar-condicionados, ventiladores mecânicos, bombas infusoras e monitores de sinais vitais.

Nesta época de alta demanda de atendimento por causa do aumento de doenças graves respiratórias, como a bronquiolite, um novo pediatra diurno foi contratado; agora são cinco, agilizando as consultas.

- É um orgulho termos, na Ilha do Governador, uma UPA que é referência no atendimento das nossas crianças. Aqui recebemos crianças de zero a 17 anos, não apenas da Ilha do Governador, mas de toda a Zona Norte e capital. Tínhamos uma unidade precisando urgentemente de reformas estruturais, com salas fechadas, móveis e equipamentos deteriorados. Hoje ela está renovada – explicou a diretora da UPA, Carla Pereira.

A unidade conta com cinco consultórios efetivos, duas salas de classificação de risco, sala amarela e de curta permanência, isolamento, sala vermelha e de observação, raio x, farmácia e área de procedimentos. A equipe multidisciplinar é formada por enfermeiras, pediatras, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas, entre outros profissionais que fazem o acompanhamento infantil.

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h