30/07/2025
Desde o início do processo de reestruturação, o setor de Transporte Inter Hospitalar (TIH) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) registrou um aumento de 33% na média mensal de solicitações de transferência de pacientes entre unidades de atendimento. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (30/07), durante a cerimônia que marcou dois anos do início das mudanças, iniciadas em 1º de agosto de 2023. Entre janeiro e junho de 2025, o setor contabilizou uma média mensal de 4.097 solicitações, contra 3.079 registradas em 2023. O serviço é administrado pela Fundação Saúde.
“Lembramos da época em que o serviço do TIH era incipiente e agora vemos que temos uma história longa de vitórias, resultado da reestruturação que foi implementada”, afirmou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
A coordenadora-geral do SAMU-RJ, coronel Bárbara Alcântara, chamou a atenção para as transformações que o TIH passou em dois anos, fruto do investimento do Governo do Estado. Ela citou medidas como ampliação do número de ambulâncias e a criação do Centro de Inteligência em Saúde (CIS), que integrou e otimizou a troca de informações entre os setores da SES.
Antes da reestruturação, o TIH mantinha 10 ambulâncias para atendimento de 11 unidades. Atualmente, são 45 ambulâncias à disposição de 42 unidades hospitalares e UPAs da capital, Região Metropolitana e interior do estado, colaborando para reduzir os riscos e danos para pacientes transportados e equipe assistencial. Hoje, o setor possui cerca de mil colaboradores capacitados.
“É um setor (o TIH) que vi nascer. E é um dos melhores do país. O nosso trabalho segue avançando”, disse a coordenadora-geral.
Durante a cerimônia, o gerente do Transporte Inter Hospitalar da SES-RJ, Luiz Carlos Thiengo, destacou o trabalho de gestão e do pessoal da ponta do atendimento. Ele informou que a taxa de cancelamentos de pedidos de ambulâncias das unidades caiu de 6,16%, em 2023, para 5,70% em 2025.
“A reestruturação da central de regulação do TIH, localizada no Centro de Inteligência em Saúde (CIS), contribuiu para a expansão do serviço e no desempenho e aumento dos dados. O trabalho do pessoal da ponta também tem sido fundamental para os resultados positivos. É sinal de boa gestão”, afirmou Thiengo.
Segundo o gerente, o número de envios de ambulâncias entre unidades tem crescido de forma expressiva: foram 14.904 no segundo semestre de 2023, 47.269 ao longo de 2024 e 25.384 apenas no primeiro semestre de 2025. Thiengo também destacou as unidades com melhor desempenho, como a UPA de Marechal Hermes, com 1.803 solicitações e taxa de cancelamento de 1,77%, além da ativação do serviço aéreo, iniciado em 15 de maio, que já realizou 61 transportes inter-hospitalares.
O diretor-executivo da Fundação Saúde, Paulo Ricardo Lopes da Costa, destacou que a missão da entidade é disponibilizar vagas e recursos para a transferência dos pacientes para as unidades em que ele será recebido e terá tratamento.
Fotos: Maurício Bazílio/ SES-RJ