Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Certificações

Hospitais de Ensino

Na área de ensino e pesquisa, a Fundação Saúde contribui para que as unidades incorporadas obtenham certificação como Hospital de Ensino, conforme requisitos estabelecidos pela Portaria Interministerial n° 2.400, de 02 de outubro de 2007.

Acreditação hospitalar

selo-joint

Os padrões avaliados pela acreditação hospitalar são destinados a avaliar a qualidade e segurança do paciente e também dos profissionais, tanto do ponto de vista do atendimento clínico como gerencial. Entre as metas estabelecidas para a obtenção da certificação estão inclusas a análise dos direitos dos pacientes e familiares, a continuidade do cuidado, o uso de medicamentos e educação de pacientes e familiares, a prevenção e controle de infecções, a liderança e direção da unidade, qualificação dos profissionais e gerenciamento da comunicação e informação. No Brasil, o Consórcio Brasileiro de Acreditação é o representante exclusivo da Joint Commission International, organização americana com experiência mundial em acreditação. Cabe ao consórcio validar as instituições, proporcionando, principalmente, credibilidade junto aos usuários. A certificação é o reconhecimento internacional para a unidade hospitalar. Por isso, a Fundação Saúde tem como meta a busca pela excelência dos serviços prestados na rede pública de saúde estadual.

     

Prêmio de Qualidade Rio

Logo PQRio

O aprimoramento da gestão nas unidades hospitalares da rede pública de saúde é um dos propósitos da Fundação Saúde para atingir o nível de excelência reconhecido pelo Prêmio de Qualidade do Estado do Rio de Janeiro. Os critérios de excelência avaliados são: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados da organização.

 

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h