IECAC realiza primeira troca de válvula cardíaca tricúspide por cateter na América Latina

18/05/2021

Procedimento é uma novidade na medicina e foi trazido ao Brasil pela equipe do Instituto do RJ

O Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC), administrado pela Fundação Saúde e referência em cardiologia no Estado do Rio, é o primeiro centro de medicina da América Latina a realizar o procedimento de valve in valve tricuspid, isto é, a implantação de uma válvula tricúspide no coração do paciente por meio de cateter. O recurso é indicado em casos de degeneração das válvulas do coração. O diretor geral do IECAC, Márcio Montenegro, fez um curso de especialização sobre o procedimento na Suíça em 2014 e foi o responsável pela implantação da técnica na unidade.

A dona de casa Daulete Lopes, de 58 anos, é uma das pacientes em que o valve in valve tricuspid foi realizado. Diagnosticada com endocardite em 1993, a infecção acometeu duas válvulas do seu coração: aórtica e tricúspide. Na época, ela foi submetida a uma cirurgia convencional com tórax aberto para implantação dessas válvulas. Em março de 2021, foi constatada a necessidade de uma nova cirurgia na válvula tricúspide de Daulete, entretanto, sua condição clínica delicada poderia colocar sua vida em risco, em caso de mais uma cirurgia invasiva.

‘’A operação convencional destes casos tem uma mortalidade de até 25%, muito alta. Por esse motivo, a equipe de hemodinâmica do IECAC contraindicou, pela alta chance de mortalidade’’, explica Márcio Montenegro.

Foi então que a equipe do IECAC levou o caso para ser discutido nas sessões clínicas da unidade, iniciativa que acontece uma vez por semana e que reúne o corpo médico para debater questões inerentes aos pacientes e profissionais.

‘’Quando ouvi a história da Daulete, logo disse que era possível fazer a cirurgia por meio de cateter, que é um procedimento menos invasivo, o que seria o diferencial para este caso’’, pontua o diretor.

A partir deste momento, foi iniciada uma corrida para conseguir os insumos para esse procedimento nunca antes realizado na América Latina. Por se tratar de uma abordagem extremamente rara, o material para essa cirurgia não é fabricado no Brasil e não faz parte dos procedimentos contemplados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A válvula foi doada por uma empresa privada e trazida da Índia especialmente para salvar a vida de Daulete. A equipe do IECAC cuidou de toda a parte burocrática para importação e, em quinze dias, a válvula já estava no Brasil.

‘’Conseguimos realizar a cirurgia com absoluto sucesso. Isso é mérito de toda a equipe do IECAC, que é uma unidade comprometida com a ciência, pesquisa e tecnologia. Por meio deste feito, poderemos estender nosso conhecimento para todo o Brasil e apoiar para que o SUS passe a contemplar este tipo de procedimento’’, conta o diretor.

A primeira paciente a realizar a troca de válvula tricúspide via cateter na América Latina comemora sua plena recuperação e agradece todo o cuidado que recebeu da equipe do IECAC.

‘’Quero agradecer a toda equipe pelo procedimento que fiz. Em dois dias eu já estava me sentindo bem. Bom seria se outras pessoas pudessem fazer esse procedimento também, é mais que um presente. Meu ‘muito obrigada’ a toda equipe’’, declara Daulete.

Entenda como funciona a implantação de válvula por cateter
A implantação de válvula por cateter (cateterismo cardíaco) é um procedimento que pode ser utilizado para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, que consiste na introdução de um cateter, que é um tubo flexível extremamente fino, na artéria do braço, ou da perna, até o coração. O cateterismo cardíaco também pode ser conhecido como angiografia coronária.

Existem quatro válvulas no coração: aórtica, mitral, tricúspide e pulmonar. A cirurgia de implantação de válvula por cateter é algo considerado novo na história da medicina.

‘’O procedimento é menos invasivo e proporciona ao paciente uma recuperação plena, mais rápida e com menos riscos no pós-cirúrgico. É uma tecnologia que existe há apenas quinze anos’’, declara Mário Montenegro.

O IECAC realizou a primeira troca de válvula aórtica por cateter em 2012. No ano seguinte, a unidade realizou o mesmo procedimento para troca de válvula mitral. A troca das válvulas tricúspide e pulmonar por este mesmo procedimento raramente acontecem e nunca havia sido realizada na América Latina.

Assista o vídeo produzido na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=pBWB6wYpGaI&t=39s

IECAC1 IECAC2