Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Hemorio conclui parte dos estudos com plasma convalescente

05/04/2021

Até agora, mais de 300 pessoas foram beneficiadas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), concluiu parte dos estudos para utilização do plasma convalescente no tratamento de pessoas com a Covid-19. Dados preliminares apontaram que a técnica é eficiente nos pacientes em estágios iniciais de infecção ao neutralizar o vírus. Até o momento, mais de 300 pessoas foram transfundidas com plasmas doados no Hemorio, seja no âmbito de estudos clínicos ou em utilização compassiva.

O procedimento consiste em infundir o plasma — parte do sangue que contém anticorpos — colhido de pacientes curados, selecionados por terem altos teores de Imunuglobulina G (IgG) anti-coronavírus, em pacientes com Covid-19.

O diretor do Hemorio, Luiz Amorim, explica que cada plasma coletado pode fornecer tratamento para até três pessoas. O plasma doado pelos pacientes curados fica na unidade e é distribuído mediante solicitação dos hospitais que tratam casos de Covid-19.

— A expectativa é que haja melhora da evolução da doença e redução da mortalidade nos pacientes que recebam a terapia, desde que esta não seja feita em fase avançada da doença, além de os riscos serem praticamente zero. Vamos continuar as pesquisas para tentar identificar os grupos nos quais o plasma estaria mais indicado — disse ele.

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h