Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

HECC é premiado em programa de combate às infecções do Ministério da Saúde

01/08/2022

Unidade de urgência e emergência mais antiga da rede estadual de saúde, o Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC) foi premiado no programa “Saúde em Nossas Mãos – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, do Ministério da Saúde.

O programa busca a redução de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do SUS, contando com 204 hospitais participantes. O HECC destacou-se com quadro de zero infecção nas topografias IPCLS (Infecção primária de corrente sanguínea laboratorialmente confirmada) ; ITU (Infecção trato urinário); PAV (Pneumonia associada a ventilação mecânica).

O prêmio é um reconhecimento do trabalho dos profissionais de saúde, especialmente aqueles que atuam no CTI. A unidade, que funciona 24 horas, tem perfil clínico-cirúrgico/pediátrico e conta com 197 leitos, sendo 30 de CTI. O HECC presta atendimento em clínica médica, cirurgia geral, bucomaxilo, cirurgia bariátrica, programa Mais Sorriso, que presta atendimento odontológico especializado a crianças, jovens e adultos com deficiências, como paralisia cerebral, autismo, síndrome de down, entre outras.

Na busca pela excelência pelos serviços o HECC participa continuamente de programas de acreditação e certificação que demonstram a melhoria e a eficiência do serviço prestado. A unidade já recebeu inúmeros prêmios, entre eles: Programa de Excelência em Gestão – (Categoria Bronze – 2018); Programa de Excelência em Gestão – (Categoria Ouro – 2019); Menção Honrosa Evandro Freire 2020; Programa de Excelência em Gestão – (Certificado de Reconhecimento de Gestão – 2020); UTI Eficiente 2020 e Avaliação das Práticas Nacionais de Segurança do Paciente – (Alta Conformidade) 2021.

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h