Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Governo do Estado inaugura primeiro Centro Estadual de Diagnóstico para o Transtorno do Espectro Autista do Rio de Janeiro

08/04/2024

No mês dedicado à conscientização do autismo, o Governo do Estado inaugurou, nesta sexta-feira (05/04), o primeiro Centro Estadual de Diagnóstico para o Transtorno do Espectro Autista (CedTEA) do Rio de Janeiro. O espaço, com capacidade de realizar até 100 atendimentos por semana e administração da Fundação Saúde, vai funcionar na Gávea, zona sul da capital, a partir da próxima semana. Com investimento de cerca de R$ 500 mil, a iniciativa integra as ações da Superintendência de Transtorno do Espectro Autista, criada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) no ano passado, para ampliar a linha de cuidados voltada aos pacientes e suas famílias.

- Essa entrega é resultado de mais de 20 anos de trabalho dedicados à causa, desde a minha época de assessor parlamentar, em que pude acompanhar os avanços e as conquistas da categoria. Além disso, eu não seria um gestor completo e feliz se não conseguisse entregar o CedTea às famílias que precisam de atendimento de qualidade e não possuem condições financeiras para arcar com os custos – disse o governador Cláudio Castro.

O CedTEA vai atuar no diagnóstico precoce e diferenciado de pacientes com autismo, especialmente crianças e adolescentes. O atendimento será feito inicialmente de forma escalonada, por idades, e os pacientes serão acolhidos por uma equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, pediatra e neuropediatra. A meta é realizar 20 atendimentos por dia.

- Estou muito feliz e emocionada com a entrega desse centro. Eu não sou mãe atípica, mas já acompanhei a angústia de uma mãe para conseguir o diagnóstico precoce do filho e iniciar o tratamento adequado. E esse sentimento ficou no meu coração e, hoje, estamos realizando esse sonho – falou a primeira-dama e presidente de Honra do RioSolidario, Analine Castro.

O tempo para o diagnóstico é estimado pelos profissionais em aproximadamente cinco semanas após a regulação do paciente pelo Sistema Estadual de Regulação (SER). Após esse período, o paciente será liberado com as informações referentes aos níveis de autismo e a indicação do acompanhamento necessário. O espaço irá atender todos os 92 municípios do estado com diagnóstico e orientação para tratamento.

- Temos um compromisso com a implementação de políticas públicas voltadas à saúde de pessoas com o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista. A abertura do CedTEA amplia o acolhimento aos pacientes e suas famílias, proporcionando um espaço humanizado, que fortalece a inclusão, oferecendo tratamentos adequados com equipe multidisciplinar – afirmou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Mãe de um menino atípico de 8 anos, Monique Nogueira, 40, educadora e sócia do Instituto Como Assim Deficiência, fala sobre a importância da intervenção precoce para o tratamento adequado e a melhora na qualidade de vida da criança.

- Graças ao diagnóstico feito antecipadamente meu filho hoje estuda, se comunica, além de ser ator. Tivemos a oportunidade de iniciar os tratamentos logo cedo e isso fez toda diferença. A iniciativa do Governo do Estado em inaugurar um centro de diagnóstico é essencial para atender as famílias que precisam do laudo dos especialistas para começar as terapias – disse.


Mais de 2 mil profissionais de saúde capacitados
 
A SES-RJ reuniu no ano passado mais de dois mil profissionais, que participaram de inúmeros cursos voltados ao tema, especialmente para a aplicação da escala Modified Checklist for Autism inToddlers (M-CHAT), um instrumento de rastreamento precoce, capaz de diagnosticar o autismo em pacientes TEA até os 30 meses (2,5 anos de idade). Outro importante trabalho da Superintendência de Transtorno do Espectro Autista é o mapeamento de toda a linha de cuidado presente nos 92 municípios do estado.

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h