Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Fundação Saúde realiza treinamento no hospital de campanha do Maracanã

07/07/2020

O setor de Capacitação da Fundação Saúde (FS), juntamente com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital de campanha do Maracanã, realizou, na tarde desta segunda-feira, um treinamento de ventilação mecânica em prona, manobra utilizada para combater a hipoxemia (insuficiência de oxigênio no sangue) em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo. Este é o 29° treinamento realizado na unidade, e tem como objetivo atualizar as equipes multidisciplinares para que haja atendimento de excelência aos pacientes.

Respeitando as recomendações do Ministério da Saúde e de autoridades sanitárias, o auditório foi ocupado com a capacidade reduzida de colaboradores, obedecendo as regras de distanciamento entre os participantes. Além disso, as máscaras, que foram disponibilizadas junto com álcool gel, eram de uso obrigatório.

Ministrado pelo professor de Cirurgia Torácica da UFRJ e membro da equipe de coordenação de Capacitação em Saúde da Fundação Saúde, Regis Cunha, o curso tem como público-alvo fisioterapeutas, médicos e enfermeiros atuantes da unidade.‘’ Esta é uma manobra importante para tratamento de pacientes com Covid. Por esse motivo, é importante que haja a capacitação dos profissionais para que eles tenham a habilidade de efetuar a manobra de prona com segurança técnica e entendendo os benefícios para o paciente’’, declarou Régis Cunha.

Realizado no auditório da unidade, o treinamento foi dividido em duas fases: primeiro, foi ministrada a parte teórica da manobra de prona e, em seguida, foi realizada a simulação da manobra, com a participação de cinco profissionais da saúde que se voluntariaram no momento.

O Núcleo de Educação Permanente (NEP), coordenado pela enfermeira Lívia Guimarães, pelo Médico Jansen Fernandes e pela Fisioterapeuta Elisabeth Cunha, realiza treinamentos no hospital de campanha do Maracanã e apoia demais unidades de campanha no estado desde a abertura dos hospitais.

‘’Até o momento, já foram realizadas mais de 1.800 ações de treinamentos no Hospital de campanha do Maracanã. Nosso objetivo é desenvolver habilidades práticas e técnicas para que os colaboradores possam oferecer aos pacientes uma assistência de qualidade, segura, sistematizada e humanizada’’, explicou a Enfa Lívia Guimarães.

 

Sobre o hospital de campanha do maracanã

O hospital de campanha do Maracanã, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi inaugurado em maio deste ano, para prestar atendimento aos pacientes do SUS infectados pela Covid-19. Atualmente, a unidade conta com 200 leitos, sendo 80 de CTI e 120 de enfermaria.

 

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h