Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Fundação Saúde promove o 1º workshop de qualidade

06/07/2023

A Diretoria de Planejamento e Gestão (DIRPG) realizou o 1° Workshop de Qualidade, em parceria com a Coordenação Técnica de Qualidade da Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES/RJ), no dia 4 de julho. O evento reuniu a direção e os assessores de planejamento de todas unidades sob gestão da Fundação Saúde, no auditório da SES/RJ, com o objetivo de capacitá-los sobre os temas da autoavaliação do Programa de Excelência em Gestão (PEG) para o ciclo de 2023.

O PEG consiste de uma auto avaliação que possibilita o diagnóstico interno por meio de levantamento dos processos de gestão, padronização, protocolos, indicadores, resultados e planos de melhoria. A certificação das unidades da Fundação Saúde pelo PEG está estabelecida em contrato de gestão e demonstra a busca constante pela excelência no serviço de assistência oferecido a população do Rio de Janeiro.

“O evento realizado pela DIRPG em parceria com a SES permitiu que fosse fortalecido um trabalho de melhorias, com intuito de estabelecer diretrizes claras para os gestores das unidades da FSERJ, enfatizando o Programa de Excelência”, disse a gerente de Escritório de Processos e Projetos/ Qualidade da Fundação Saúde, Michelle Araújo.

Sobre o evento

A diretora de Planejamento e Gestão da Fundação Saúde, Débora Medina, abriu o workshop e apresentou as novas plataformas de capacitação do Núcleo Central de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa (NCEPEP), enfatizando a importância da capacitação constante das equipes. Em seguida, a coordenadora de Qualidade da SES, Meirelane Rosa, explicou o modelo de avaliação do PEG Ciclo 2023 com ênfase nos planos de melhoria.

A gerente de projetos e processos, Michelle Araújo, e a analista de qualidade, Anna Corrêa, elencaram os pontos de melhoria dentro dos critérios do PEG com o intuito de revalidar a certificação este ano. Já a gerente de informações estratégicas, Camila Cardoso, demonstrou nova ferramenta criada pela DIRPG para acompanhamento das unidades. O evento contou também com a participação do assessor da DIRPG, João Henrique Marques, que demonstrou os princípios do Planejamento Estratégico, além de promover uma oficina com a participação de todos para construção da visão, missão, valores, levantamento de cenários e matriz GUT das unidades.

Durante a dinâmica em grupo, os participantes ampliaram a interação entre as unidades da Fundação Saúde. Todos responderam ainda a pesquisa de satisfação realizada ao fim do evento, que teve um saldo positivo.

Confira as fotos

WhatsApp Image 2023-07-06 at 13.28.12 Workshop de qualidade

oficina 1 Workshop

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h