20/05/2025
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, por meio da Fundação Saúde, realizou a abertura oficial da I Semana da Enfermagem do SAMU Capital, um evento voltado ao reconhecimento e valorização do trabalho dos profissionais de enfermagem que atuam no serviço de atendimento de urgência na cidade do Rio, nesta segunda-feira, 19 de maio.
Ao longo da manhã, foram realizadas duas oficinas práticas voltadas ao aprimoramento técnico dos profissionais. A primeira abordou o acesso venoso periférico guiado por ultrassonografia, além de orientações sobre o uso correto de equipamentos de transporte e atendimento pré-hospitalar. A segunda oficina foi dedicada ao curso prático de acesso intraósseo, uma técnica crucial em situações de emergência onde o acesso venoso é difícil ou inviável. Voltadas a técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ambas as capacitações foram viabilizadas por meio de uma parceria com o Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa.
Ainda na parte da manhã, a cerimônia de abertura foi marcada por momentos de emoção, homenagens e agradecimentos àqueles que diariamente constroem e fortalecem o SAMU Capital com dedicação e compromisso com a vida. Durante o evento, foram feitas menções honrosas a profissionais como forma de reconhecimento simbólico à contribuição de cada colaborador.
A secretária de estado de Saúde, Claudia Mello, relembrou sua trajetória e homenageou a equipe: “Ao longo de 10 anos, tive a honra de atuar na regulação do SAMU. Sei, de perto, o quanto essa equipe se dedica. São profissionais que estão 24 horas por dia salvando vidas. Quero parabenizar cada um de vocês. A cada vida salva, estamos não apenas cumprindo nossa missão, mas também contribuindo diretamente com a população do Rio de Janeiro”.
Na parte da tarde, o SAMU realizou uma simulação realística de uma ocorrência de emergência, com o objetivo de demonstrar aos visitantes a complexidade e a eficiência do atendimento pré-hospitalar. A coordenadora-geral do SAMU, Bárbara Alcântara, destacou a importância do trabalho das equipes ”Hoje, o SAMU Capital conta com 908 profissionais distribuídos entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. Eles são profissionais extremamente capacitados pelo nosso Núcleo de Educação Permanente, e são fundamentais para que possamos promover o atendimento de qualidade que a população necessita”.
A programação promoveu um espaço de diálogo, troca de experiências e atualização científica para a formação técnica, crítica e ética dos participantes.
Fotos: Maurício Bazílio/SES-RJ