Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Fundação Saúde inaugura o Rio Imagem Baixada

09/07/2023

O Rio Imagem Baixada, o maior complexo público de exames da América Latina, foi inaugurado neste sábado (08/07). A cerimônia contou com as presenças do governador Claudio Castro e do secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, além de prefeitos da região. Também foi anunciada a construção do Instituto Estadual do Câncer, que ficará ao lado do centro de diagnóstico, em Nova Iguaçu. O empreendimento é administrado pela Fundação Saúde.

- O Rio Imagem Baixada é uma das maiores entregas da nossa gestão e, na Saúde, o meu compromisso com a população do estado é salvar vidas. Estamos fazendo investimentos em todas as regiões do estado para que as pessoas não tenham que buscar atendimento longe de casa. Tenho um orgulho enorme de dizer que o maior centro de diagnóstico de imagem da América Latina está na Baixada Fluminense e, em breve, teremos aqui também o Instituto Estadual do Câncer, que vai ser referência no tratamento da doença – afirmou o governador Claudio Castro.

O Rio Imagem Baixada está equipado com tecnologia de ponta e tem capacidade para realizar até 40 mil exames por mês. Dos mais simples, como raio-x, até os mais complexos, como a imuno-histoquímica para identificar tumor de mama, além de cirurgias não invasivas. Com essa variedade de exames, será possível dar celeridade ao diagnóstico de doenças como o câncer.

O secretário Dr. Luizinho destacou que o Rio Imagem representa um grande avanço no acesso à saúde para a população da região, que anteriormente se deslocava para a capital para ter atendimento especializado. Ele detalhou o projeto do Instituto Estadual do Câncer, que começará a ser construído ainda este ano com inauguração prevista para 2025. O hospital vai oferecer tratamentos avançados e multidisciplinares, além de fazer pesquisas e capacitação de profissionais.

- Este será o maior projeto em saúde da história da Baixada. Serão 66 leitos ambulatoriais, 20 leitos de UTI, 20 consultórios, 26 cadeiras de quimioterapia, um aparelho de radioterapia, um aparelho de PET scan, entre outros. Nosso objetivo é que as pessoas não precisem mais circular pelo estado, de um lado pro outro, para tratar um câncer – disse o secretário.

Rio Imagem recebeu recursos do Pacto RJ

O investimento no Rio Imagem Baixada soma mais de R$ 90 milhões para a construção do complexo de mais de 5 mil metros quadrados e a compra de equipamentos. Os recursos da obra são do programa Pacto RJ.

A unidade, gerida pela Fundação Saúde, que tem o dobro da capacidade do Rio Imagem do Centro da capital, também vai reduzir a espera por exames e procedimentos cirúrgicos menos invasivos, solicitados por postos de saúde e clínicas da família.

Dos 207.323 exames realizados pelo Rio Imagem Centro da capital no ano de 2022, cerca de 26% foram de moradores da Baixada (54.142). A região abrange 13 municípios e concentra cerca de 3,9 milhões de habitantes, 23% da população do Estado do Rio de Janeiro. Além dos pacientes da Baixada, o novo centro irá atender, prioritariamente, moradores de cidades das regiões Centro-Sul e Sul Fluminense e também da Costa Verde. O agendamento será feito pelas clínicas e postos de saúde da rede pública.

Para realizar os exames

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que as vagas para o Centro de Diagnóstico por Imagem da Baixada (Rio Imagem Baixada) serão distribuídas conforme população de cada região, pelo sistema estadual de regulação- SER, que recebe dos municípios a demanda por exames.

O novo centro irá atender, prioritariamente, os pacientes das cidades das regiões da Baixada Fluminense, Costa Verde, Centro Sul e Sul Fluminense.

Passo a passo

Leve sua solicitação de exame a uma Clínica da Família ou Posto de Saúde do seu município.

Você será inserido no Sistema de Regulação e avisado pelo telefone da data em que seu exame está agendado.

Por isso, ofereça um número de telefone correto e fique atento às ligações.

Se não receber a ligação, favor retornar à Clínica da Família ou Posto de Saúde e solicitar a verificação no sistema.

Confira as fotos

Inauguração do Rio Imagem Baixada

Inauguração do Rio Imagem Baixada

Inauguração do Rio Imagem Baixada

Inauguração do Rio Imagem Baixada

Inauguração do Rio Imagem Baixada

Inauguração do Rio Imagem Baixada

Rio Imagem Baixada

Rio Imagem Baixada

Centro cirúrgico

Centro cirúrgico

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h