Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro é eleita para presidir a Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde

02/07/2021

A Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FSERJ) foi eleita, no último dia 25 de junho, para presidir a Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde (ANFES). Atualmente, a FSERJ é a maior Fundação associada à ANFES e venceu com unanimidade de votos.

A cada dois anos, uma Fundação de caráter assistencial é escolhida para presidir a ANFES, uma associação de direito privado e sem fins lucrativos, que congrega Fundações Estatais de direito privado do Brasil, com atuação na prestação de serviços de saúde pública, com finalidade geral de promover os interesses políticos, econômicos, jurídicos, normativos e institucionais das mesmas.

O Assessor da Diretoria de Planejamento da Fundação Saúde, João Henrique Marques, representa a FSERJ na ANFES desde 2018, como secretário geral executivo. Neste ano, João foi eleito diretor presidente da ANFES graças a sua importante atuação na Associação. “Agradeço a oportunidade e confiança depositada em mim pela FSERJ e as demais associadas da ANFES, será um grande desafio,” avalia, João.

‘’Além disso, a Fundação Saúde é associada à ANFES desde 2015. Desde então, tem participado dos congressos, reuniões com entidades e associações de impacto nacional, treinamentos e lives. Essa troca de experiências tem auxiliado no desenvolvimento de ações e planejamentos da instituição. Além disso, a ANFES teve grande participação na vitória no STF sobre a ADI 4247, garantindo maior segurança jurídica para FSERJ ’’, explica João Henrique Marques.

Atualmente, a Fundação Saúde é a maior instituição que compõe a ANFES, tanto em número de funcionários, quanto em quantitativo de unidades administradas. Dentro do estatuto da Associação existe uma série de condições para as Fundações estarem aptas à presidência. A FSERJ foi sugerida, não apenas pelo impacto do seu trabalho, mas também pela garantia de continuidade, uma vez que atua na Associação desde 2015. João Henrique Marques explica o que muda com a FSERJ integrando a presidência da Associação.

‘’A Fundação Saúde ganha mais visibilidade no cenário de Fundações públicas de direito privado e mais impacto na resolução de demandas, sejam elas no setor jurídico ou legislativo na busca pelo fortalecimento do modelo de gestão de Fundações Estatais de Saúde. O diretor presidente da ANFES é responsável pelas tomadas de decisões, implementação de planos de ação, interação com as demais associadas, organização de assembleias e muito mais’’, explica.

A diretora de Planejamento e Gestão da Fundação Saúde, Débora Medina, fala sobre a escolha da  FSERJ para a presidência da ANFES. ‘’Para nós, é uma honra poder ocupar esse lugar de importância em uma associação tão atuante nos direitos e planejamento de Fundações como a ANFES. Estamos também muito orgulhosos do nosso colaborador João Henrique Marques, que muito tem se dedicado representando a Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Acredito que será um desafio, mas com trabalho e dedicação, conseguiremos bons resultados’’.

Sobre a ANFES
A Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde (ANFES) tem por finalidade promover a congregação associativa de Fundações Estatais de Saúde e contribuir para a estabilização e consolidação de um marco legal regulatório das fundações públicas de direito privado na área da saúde do país. Comprometidas com a universalização dos serviços de saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, a ANFES conta com 17 Fundações associadas espalhadas por todo o país. Após a realização da assembleia, o numero passou para 20.

Desde 2013, a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), da Bahia, está à frente da presidência da Associação. Em junho de 2021, a Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FSERJ), representada pelo assessor da Diretoria de Planejamento da FSERJ, João Henrique Marques, passou a presidir a Associação.

Saiba mais sobre a ANFES em: www.anfes.org.br