Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

12 de maio – Dia Mundial da Enfermagem

12/05/2021

Em 12 de maio é comemorado o Dia Mundial da Enfermagem. Esta data homenageia o trabalho e a contribuição dos enfermeiros e técnicos para a proteção da saúde. A função desses profissionais é essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas em perigo, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam da assistência contínua de cuidados médicos.

Esta data foi escolhida como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. Florence, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália. Aos 17 anos, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem.

Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de “Dama da Lâmpada”, instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.

A profissional escolhida para estampar a campanha do Dia Mundial da Enfermagem da Fundação Saúde desde ano é a enfermeira Carla Freitas, coordenadora do Centro Cirúrgico do Instituto Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC). Atualmente, o IECAC conta com 460 profissionais entre enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Enfermeira graduada pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), Carla atua na Fundação Saúde há oito anos. A profissional conta da sua maior inspiração para se tornar enfermeira. ‘’Quando criança, tinha uma vizinha que era uma excelente enfermeira e referência no bairro. Ela foi minha maior inspiração”, declara.

A profissional finaliza deixando um recado para quem deseja seguir esta profissão. ‘’Que essa escolha seja embasada na admiração e respeito pela profissão’’.

A Fundação Saúde deseja a todos os seus profissionais um feliz Dia Mundial dos Enfermeiros. 

WhatsApp Image 2021-05-11 at 09.11.23

 

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h