Mês do Administrador Hospitalar: conheça Renata Maia, diretora administrativa do HECC

23/07/2021

Em 14 de julho, é comemorado o Dia do Administrador Hospitalar. Profissionais que planejam, organizam e executam tudo o que é necessário para oferecer um atendimento de qualidade para a população. A Fundação Saúde parabeniza e agradece o trabalho dos seus profissionais que atuam em prol da saúde pública.

Para marcar a data, conversamos com Renata Maia Santos, diretora administrativa do Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC). À frente da direção há quatro anos, Renata se destaca por sua pró-atividade e dedicação na gestão da unidade, que é de portas abertas, com perfil de clínica médica, cirúrgica e CTI adulto. Em média, o hospital realiza 4 mil atendimentos por mês.

Na foto escolhida para a matéria, Renata está segurando alguns dos tantos prêmios que o HECC acumula. Nos anos de 2018 e 2019, a unidade ganhou o prêmio PQ Rio de gestão pública. Formada em Enfermagem e MBA Executiva em Gestão Hospitalar, a diretora fica responsável por determinar metodologias de trabalho e processos, estabelecer e acompanhar fluxos dos serviços e controlar atividades de diversos setores. Além disso, ela tem a responsabilidade de evitar falhas na comunicação, administrar situações de crise, diminuir gastos e estabelecer metas de excelência na produção e desenvolvimento da unidade.

A profissional destaca as principais atribuições de um administrador hospitalar. ”Além de ter uma visão estratégica com coerência e conhecimento dos processos, o administrador deve conhecer as potencialidades de sua equipe e seus talentos, de modo que possa melhor aproveitar as habilidades do grupo. Também aprimorar a criatividade e comunicação, pois em determinados momentos os problemas não serão resolvidos de maneira convencional e, para isso, devem ser eficazes para expor os seus pontos de forma clara, promovendo compromisso social, sendo ético e íntegro, praticando sempre o autodesenvolvimento e o desenvolvimento dos colaboradores.

A diretora também fala dos maiores desafios de gerir uma unidade do porte do HECC. ‘’É preciso otimizar recursos, ouvir os envolvidos e, sobretudo, ter firmado o compromisso de cuidar. A segurança do paciente é sempre a prioridade. O acolhimento e a eficiência são essenciais para o sucesso na administração hospitalar.

Para finalizar, Renata fala das metas para o futuro da unidade. ‘’Elevar cada vez mais os níveis de qualidade, proporcionando aos pacientes e colaboradores condições para que alcancem a excelência hospitalar’’.