Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Coordenador geral do SAMU recebe medalha Pedro Ernesto pelos relevantes serviços prestados ao Rio de Janeiro

23/05/2023

O coordenador geral do SAMU da Capital, coronel Luciano Sarmento, recebeu nesta segunda-feira (22.05), em cerimônia na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a medalha Pedro Ernesto. A condecoração é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados por Sarmento à cidade do Rio de Janeiro. Durante a cerimônia, que contou com a presença de autoridades e familiares, o secretário de estado de Saúde, Dr. Luizinho, destacou a bravura do militar e o importante trabalho de resgate da credibilidade o SAMU realizado por Sarmento.

- Com sua competência e dedicação, o coronel Sarmento tornou este serviço público uma referência no Brasil. Sob sua administração, o SAMU mudou de patamar, conseguindo triplicar o número de chamadas e aumentando os atendimentos. É uma homenagem mais que merecida – elogiou o secretário.

À frente do SAMU, Sarmento comanda uma rede que vem salvando vidas na cidade do Rio de Janeiro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) da capital do estado realizou em 2023, em média, 520 atendimentos por dia. O número total de atendimentos realizados pelo SAMU no período de 2019 a maio deste ano, incluindo ambulâncias e motos, é de 483.210 e vem aumentando.

O homenageado, muito emocionado, agradeceu o apoio do secretário e ressaltou que o serviço do SAMU Capital, gerido pela Fundação Saúde, tem servido de exemplo para os outros estados.

- Muito gratificante ter nosso serviço como modelo. Já recebemos visitas das equipes do SAMU de São Paulo, um dos estados mais populosos do país, para aprender conosco – afirmou Sarmento.

Para atender aos chamados, 11 médicos ficam 24 horas disponíveis na central de regulação. Atualmente, o SAMU possui uma frota de 60 ambulâncias e 30 motolâncias. O projeto motolâncias foi implantado em 2021 e até agora já realizou 20.616 atendimentos.

Coronel do Estado-Maior Geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Sarmento é um veterano de resgastes e teve importante atuação em grandes tragédias dos últimos anos, como os deslizamentos de Angra dos Reis e do Morro do Bumba, em Niterói, em 2010. Em 2011, no desastre climático da Região Serrana do Rio, em que mais 900 pessoas morreram soterradas e centenas desapareceram, ele conseguiu retirar dos escombros e salvar a vida de um bebê de seis meses de idade, em Nova Friburgo. Em 2019, integrou a equipe que combateu o incêndio do Hospital Badim, na Tijuca, que teve grande repercussão na cidade. Um vídeo exibido durante a homenagem deixou Sarmento bastante emocionado: imagens de seu pai, que também foi um coronel bombeiro de destaque.


Confira as fotos

Secretário de Estado de Saúde,  Dr Luizinho

Secretário de Estado de Saúde, Dr Luizinho

medalha pedro ernesto - coronel sarmento 486

medalha pedro ernesto - coronel sarmento 604

medalha pedro ernesto - coronel sarmento 685

medalha pedro ernesto - coronel sarmento 711

medalha pedro ernesto - coronel sarmento 696

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h