Colaboradoras celebram o Outubro Rosa

01/11/2016

A comemoração do Outubro Rosa surgiu na década de 90 para chamar a atenção da população sobre a importância de se falar sobre o câncer de mama, estimular a participação da sociedade no controle da doença, divulgar o autoexame, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Na Fundação Saúde, a celebração da data aconteceu nesta segunda-feira, 31/10, com ações desenvolvidas pelas Gerências de Saúde do Trabalhador e de Desenvolvimento de Pessoas, voltadas para conscientizar os colaboradores sobre o assunto e valorizar a saúde da mulher.

Durante todo o dia, as profissionais da sede puderam desfrutar de sessões de massagem e de maquiagem realizadas no auditório da instituição. Na parte da tarde, foi feita dinâmica de grupo e oferecidas orientações sobre o autoexame das mamas.

- Promover saúde é o foco da gestão de pessoas em um ambiente corporativo e é nossa missão incentivar a prevenção de doenças entre os nossos colaboradores, seja estimulando um ambiente de trabalho saudável ou realizando campanhas de prevenção. Nessa ação, queremos ressaltar a importância do papel da mulher na prevenção do câncer de mama através do autoexame e da mamografia, que são ferramentas fundamentais para o diagnóstico precoce, permitindo um índice de cura de quase 100% – lembrou o diretor executivo da FS, João Paulo dos Reis Velloso Filho.

A funcionária da Diretoria Técnico-Assistencial Valeska Guedes foi uma das que participou da sessão de maquiagem. E aprovou.

- Achei a ação muito positiva. Todo mundo que encontro nos corredores está elogiando a maquiagem. É muito legal poder ter esse espaço de valorização no local de trabalho e acho que essa é uma maneira de estimular a mulher a se cuidar, a ter atenção à própria saúde. Estou atenta à prevenção. Vou ao ginecologista todo ano e não deixo de fazer a mamografia – conta.

Para a gerente da Diretoria Jurídica Mariana Ferreira Garcia, que ganhou uma sessão de massagem, abordar o tema no ambiente de trabalho é uma forma de alertar sobre a importância da prevenção à doença.

- A iniciativa foi muito válida, pois o tema é de grande relevância para todas as mulheres. Acho que a prevenção é mesmo a melhor forma de combate à doença e que momentos como este de hoje chamam a atenção para o assunto. Na correria do dia a dia adiamos muitas coisas nas nossas vidas e muitas vezes não nos cuidamos como deveríamos. O evento foi descontraído e ajudou a quebrar a rotina do trabalho, tornando o dia agradável – ressaltou ela.

Na mesma data, as profissionais que trabalham no IEDE, IECAC, HEMORIO e Hospital Estadual Carlos Chagas receberam folders sobre a importância de visitar o ginecologista anualmente e orientações sobre o assunto do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMET).

Saiba mais sobre as causas, sintomas e prevenção do câncer de mama e de colo de útero!

- O que é o câncer de mama?

É uma doença que ocorre por conta do desenvolvimento anormal das células da mama. Elas se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno.

- Quais os principais sinais e sintomas do câncer de mama?
Um nódulo que, apalpado, é diferente dos outros tecidos da mama; inchaço que não desaparece; pele enrugada ou com depressões; pele descamativa ao redor do mamilo; secreção no mamilo; alterações do mamilo (inversão).

- Quais as medidas preventivas?
Autoexame das mamas mensalmente para verificação de anormalidades e conhecimento do próprio corpo; realização regular de mamografia após os 40 anos de idade (ou 35 anos se tiver histórico familiar da doença); consultar o médico ginecologista, no mínimo, uma vez por ano e mamografia anual.

- O que é o câncer de colo de útero?
É um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina.

- Quais os principais sinais e sintomas do câncer de colo de útero?
No início, o câncer não dá sinais. Porém, mais tarde, podem aparecer corrimento, sangramento e dor na vagina.

- O que é o exame preventivo?
É a coleta da secreção de colo de útero, utilizando espátula e escovinha. O material é colocado em uma lâmina de vidro para ser examinado posteriormente num microscópio.

- Quem deve se submeter ao exame?
Todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade de 25 a 59 anos. As mulheres grávidas também podem fazer o preventivo.

- O que fazer após o exame?
Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado.

- Com que frequência deve ser feito o preventivo?
Caso o exame não tenha apresentado qualquer alteração, a mulher deve fazer o preventivo no ano seguinte. Se novamente não houver alteração, o exame poderá ser realizado de três em três anos.

- Como se prevenir?
O uso do preservativo tem grande importância, assim como as consultas ao ginecologista, na prevenção da infecção pelo HPV e outras doenças relacionadas com os fatores de risco para câncer de colo de útero.