Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Campanha Setembro Amarelo promove ações de prevenção ao suicídio

05/10/2022

Equipes das UPAs, hospitais e institutos sob a administração da Fundação Saúde participaram da campanha Setembro Amarelo, estimulando a solidariedade, o acolhimento e o amor ao próximo. As diversas ações foram realizadas ao longo do mês de setembro, visando o combate e a prevenção ao suicídio, além de sensibilizar a sociedade e os profissionais da saúde para que se atentem aos sintomas do problema.

Foram distribuídos folders educativos no IETAP (Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras) voltados para a prevenção ao suicídio. Além disso, uma roda de conversa com uma psicóloga convidada foi promovida pela UPA Ilha na Arena Renato Russo, que fica próxima à unidade.

O HEAN (Hospital Estadual Anchieta) contou com atividades lúdicas desenvolvidas junto ao psicólogo para tratar do assunto. As UPAs de Valença, Jacarepaguá, Itaboraí, Engenho Novo e Queimados foram decoradas com bolas, cartazes de incentivo à vida e murais de recados.

Na UPA de Realengo, foi instalada uma urna com os dizeres “Deposite aqui sua dor” para coleta de depoimentos. De acordo com o assessor de Planejamento da unidade, Alex Junior, a iniciativa teve excelente retorno. “O momento de sua abertura foi muito especial quando nos deparamos com os relatos e com cada história marcante. Nosso objetivo não foi expor de forma alguma o conteúdo, mas reforçar que cada gesto que podemos fazer junto à população tem impactos positivos”, afirmou Alex.

O CPRJ (Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro) realizou a palestra Setembro Amarelo junto com CCS AISP 5 Região Portuária (Conselhos Comunitários de Segurança, Gamboa e Zona Portuária).

Confira a lista de unidades que aderiram à campanha:

IETAP (Insituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras)
HEAN (Hospital Estadual Anchieta)
CPRJ (Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro)
UPA ILHA
UPA VALENÇA
UPA JACAREPAGUÁ
UPA ITABORAÍ
UPA ENGENHO NOVO
UPA QUEIMADOS
UPA REALENGO

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h