21/08/2025
Bombeiros militares da Tanzânia, país da África Oriental, realizaram um intercâmbio com os socorristas do Serviço Móvel de Emergência (SAMU-RJ), que atuam na capital do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (20). A comitiva esteve na sede do serviço gerenciado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), sendo recebida pela coordenadora-geral Barbara Alcantara e pela equipe. Atualmente, a Tanzânia não conta com um serviço de atendimento móvel disponível para a população.
Durante a troca de experiências, os bombeiros militares africanos conheceram a rotina do SAMU-RJ, que atualmente atende 162 bairros da capital do Rio de Janeiro, com o maior número de ocorrências concentrada na Zona Oeste. Toda a coordenação do serviço participou do encontro, que incluiu ainda uma visita à Central de Regulação 192. Os bombeiros africanos conheceram também as motolâncias, um dos recursos do SAMU-RJ, que hoje tem uma frota de 30 motocicletas. Somente em 2024, o SAMU da capital atendeu mais de 220 mil ocorrências, com uma média de 18 mil por mês e 603 por dia.
A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, enfatizou a importância do intercâmbio e cumprimentou a comitiva. Diante da surpresa dos bombeiros militares africanos, a secretária revelou que foi médica reguladora do serviço durante uma década. “Tenho um grande carinho pelo SAMU, que foi a minha grande escola no início de carreira”, disse a secretária. Antes do SAMU-RJ, o grupo esteve na sede dos Bombeiros-RJ.
Fotos: Maurício Bazilio/SESRJ