Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Ações incentivam o aleitamento materno durante o Agosto Dourado

04/08/2022

Unidades da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FSERJ) desenvolvem ações de incentivo ao aleitamento materno este mês. Os eventos integram a programação da campanha Agosto Dourado, efetivada em todo o País, para estimular o aleitamento materno e ressaltar os benefícios dessa conduta para a mãe e o bebê.

A cor dourada foi escolhida para designar o mês de agosto pelo fato de estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. O Ministério da Saúde (MS) adotou este ano o tema “apoiar a amamentação é cuidar do futuro“.

Neste período, são dadas ênfases em programações nas maternidades, especialmente no Hospital Estadual da Mãe (HMãe), em Mesquita, e no Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart (HMHS), em São João de Meriti, que são unidades gerenciadas pela FSERJ, com intuito de estabelecer vínculos entre mãe e bebê e ampliar ações que envolvam o aleitamento materno junto aos pacientes e colaboradores. O HMHS organizou, ao longo do mês, atividades como rodas de conversas sobre aleitamento e cursos de sensibilização sobre a importância do ato, além de diversas dinâmicas em torno do tema para capacitar colaboradores.

O HMHS recebeu o título “Hospital Amigo da Criança”, conferido pelo MS, em abril deste ano, em reconhecimento ao cumprimento das boas práticas durante o acolhimento das pacientes em prol do aleitamento materno estabelecidas pela Unicef e pela OMS. Agora, o HMãe está engajado em também obter a certificação.

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h