Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ) promoveu na segunda-feira (28/4) o Seminário Estadual Abril pela Segurança do Paciente. Representantes da pasta e do Ministério da Saúde destacaram a importância do tema e os avanços que o estado do Rio e o país obtiveram com ações de políticas públicas voltadas para o assunto. Os desafios também foram debatidos. Na ocasião, houve a entrega da premiação das unidades hospitalares das redes pública e privada que alcançaram a alta conformidade de critérios de avaliação das práticas de segurança dos pacientes. Unidades administradas pela Fundação Saúde foram certificadas.

“Não adianta somente garantir acesso à saúde, mas temos que oferecer um serviço de qualidade à população. A premiação dos hospitais que atingiram a alta conformidade é o reconhecimento do trabalho que foi planejado e implementado para garantir essa qualidade. O atendimento à população é o momento de se comprovar a essência do Sistema Único de Saúde”, afirmou Mário Sergio Ribeiro, subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SES-RJ, na abertura do seminário, que ocorreu no auditório da secretaria.

A coordenadora de Segurança do Paciente e Gestão de Risco da Superintendência de Vigilância Sanitária da SES-RJ, Maria de Lourdes Moura, destacou que a busca pela qualidade do atendimento em todo o país significa que possuímos política pública voltada para a segurança do paciente.

A coordenadora ainda lembrou que o Plano Nacional de Segurança do Paciente foi adotado há 12 anos e ressaltou os avanços registrados no estado e no país. Mas afirmou que ainda há desafios a serem superados.

“Temos que ter como mantra, como regra geral ter ‘zero dano evitável’, e assim garantir segurança para todo processo clínico. O paciente deve ser sempre o centro das atenções no atendimento. Os protocolos básicos reduziram as adversidades, mas é preciso avançar na segurança”, afirmou.

Tatiane Batista Nascimento, coordenadora-geral de Atenção Hospitalar da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, salientou a importância de trazer à tona a discussão do tema. Ela destacou que o Brasil está se dedicando a esse compromisso com a população.

Em mensagem gravada e apresentada antes da premiação dos hospitais, a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, citou medidas adotadas pela pasta para garantir melhores condições de atendimento, redução de riscos e segurança do paciente.

O seminário foi encerrado com a cerimônia de premiação de unidades municipais, estaduais e federais que cumpriram a alta conformidade dos critérios de avaliação das práticas de segurança do paciente em 2024. Entre as estaduais agraciadas estão: Hospital da Mulher Heloneida Studart; Hospital Estadual Anchieta (HEAN); Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL); Hospital Estadual Ricardo Cruz (HERC); Hospital Estadual João Batista Cáffaro; Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP); Hospital Estadual de Transplante, Câncer e Cirurgia Infantil; Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) e Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras (IETAP).

Já entre as unidades que atingiram 100% da alta conformidade estão o Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC) e o Hemorio.

WhatsApp Image 2025-04-28 at 16.10.27

Abril pela Segurança do Paciente

Objeto: AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS DIVERSOS E COSMÉTICOS INDUSTRIALIZADOS.

Data: 13/05/2025

Horário: 10:00

Endereço do Portal: www.compras.rj.gov.br

Processo: SEI – 080002/003418/2024.

Objeto: AQUISIÇÃO DE ENDOPRÓTESES.

Data: 08/05/2025

Horário: 10:00

Endereço do Portal: www.compras.rj.gov.br

Processo: SEI – 080002/006723/2024.

Objeto: AQUISIÇÃO DE MOCHILA DE RESGATE.

Data: 08/05/2025

Horário: 14:00

Endereço do Portal: www.compras.rj.gov.br

Processo: SEI – 080002/005224/2024.

Objeto: AQUISIÇÃO DE FIOS DE SUTURA .

Data: 09/05/2025

Horário: 10:00

Endereço do Portal: www.compras.rj.gov.br

Processo: SEI – 080002/014029/2024.

Objeto: AQUISIÇÃO DE INSUMOS VITAIS DE GRADE GERAL

Data: 06/05/2025

Horário: 10:00 h

Endereço do Portal: www.compras.rj.gov.br

Processo: SEI – 080002/011313/2024

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Autismo, 2 de outubro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) promoveu, nesta quarta-feira (16/04), o III Seminário Estadual de Cuidado com a Pessoa com TEA. O evento aconteceu no auditório da SES e contou com a participação da primeira-dama do Estado do Rio de Janeiro, Analine Castro, da secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, e palestrantes que destacaram estudo genético, pesquisa e rede de cuidados às pessoas com transtorno.

“Esta é uma pauta prioritária em nosso governo. Há um ano, inauguramos o Centro Estadual de Diagnóstico para o Transtorno do Espectro Autista (CEDTEA), que atua no diagnóstico precoce de crianças e de adolescentes com autismo. Foram mais de 5 mil atendimentos em 12 meses, com equipe multiprofissional que tem transformado a vida de um grupo importante da sociedade”, disse a secretária de Estado de Saúde.

A presidente de honra do RioSolidario, Analine Castro, destacou a importância da realização do seminário no processo contínuo de melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA.

“Temos muito a fazer neste campo, mas avançamos com a inauguração do primeiro CEDTEA, na Gávea, que presta atendimento de excelência às pessoas com autismo, oferecendo mais qualidade de vida. Este seminário é importante porque nos direciona a outros caminhos. É um trabalho de muito amor, dedicação e troca de experiência”, frisou Analine Castro.

O pediatra e geneticista Isaías Paiva falou sobre “Os estudos de genética para pessoas com TEA”. Ele destacou também a questão do fenótipo – traços de autismo que não preenchem todos os critérios para a análise -, síndromes, diagnóstico e sinais de alerta.

“O sorriso social não presente na criança em 45 dias é um sinal de alerta para o autismo. O transtorno é uma característica genética e ambiental. Ela apresenta déficit na comunicação, socialização e tem movimentos repetitivos. O diagnóstico deve ser feito pelo pediatra ou neuropediatra, com anamnese, exame físico neurológico e morfológico”, ressaltou o geneticista.

A pesquisadora Fernanda Tovar-Moll palestrou sobre a “Pesquisa Translacional no TEA”. Ela fez uma abordagem do diagnóstico e as técnicas avançadas para tentar identificar os padrões de comportamento do TEA.

“A pesquisa busca entender o diagnóstico dos casos, com uso de exame de ressonância magnética e estudo genético. A ideia é tentar achar uma assinatura para o transtorno em grau maior ou menor em certas regiões do cérebro. Ainda não foi possível, mas estamos em busca das explicações”, comentou a pesquisadora do Instituto IDOR.

Fotos: Mauricio Bazílio

IMG_0904 (1) BF5A5891

BF5A5938 IMG_0735~2

IMG_0710~2 BF5A5954

IMG_0787 IMG_0957

Objeto: AQUISIÇÃO DE MARCAPASSO DE HIS

Data: 07/05/2025

Horário: 14:30h

Endereço do Portal: www.compras.rj.gov.br

Processo: SEI – 080002/004984/2024

A Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FSERJ) organizou, no dia 11 de abril, o evento “Abril pela Segurança do Paciente 2025”, com a participação de diversos representantes de unidades, no auditório da sede.

O evento contou com a diretora técnico-assistencial (DTA) da Fundação, Fernanda Jordy; a coordenadora estadual de Segurança do Paciente e Gestão de Risco da Superintendência de Vigilância Sanitária da SES-RJ, Maria de Lourdes Moura; a coordenadora da Câmara Técnica de Segurança do Paciente da FSERJ, Isabelle Mury; a farmacêutica do Hospital Estadual Carlos Chagas (HEGV), Michele Magalhães; a infectologista do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC), Silvia Montebello; e a gerente de informações estratégicas da FSERJ, Camila Cardoso.

Participaram ainda do encontro representantes dos Núcleos de Segurança do Paciente, diretores, farmacêuticos e membros das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) das unidades da Fundação. A programação contou com momentos de troca de experiências, apresentação de práticas e discussões sobre a importância da colaboração entre os setores de segurança, farmácia, CCIH e qualidade.

A Campanha Abril pela Segurança do Paciente de 2025 tem como tema “Mais Acesso e Cuidado Integrado”, com o slogan “Qualidade em Toda a Jornada!”. O objetivo é garantir um acesso oportuno e equitativo aos serviços de saúde. Durante o encontro, foram discutidas medidas para fortalecer as práticas nas unidades administradas pela Fundação.

O tema da Segurança do Paciente é estratégico para os gestores da Fundação Saúde, que monitoraram 1.845 indicadores no ano passado em diversas unidades, sendo 559 exclusivos ao tema.

Confira as fotos:

WhatsApp Image 2025-04-14 at 10.48.52 WhatsApp Image 2025-04-14 at 10.48.53

WhatsApp Image 2025-04-14 at 10.48.54 WhatsApp Image 2025-04-14 at 10.48.52 (1)

Representantes da diretoria executiva da ANFES (Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde) realizaram uma visita técnica ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro, no dia 10 de abril. O objetivo da visita foi conhecer as instalações, os serviços oferecidos e a equipe multidisciplinar da unidade.

Durante a visita, a diretoria da ANFES teve a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da unidade que oferece atendimento ambulatorial de média complexidade em diversas especialidades e complementa o atendimento oferecido pela atenção básica no Rio de Janeiro, oferecendo exames laboratoriais, de mapeamento cerebral com eletrocardiograma (ECG), ultrassonografia, entre outros.

Os representantes da ANFES também foram informados sobre o projeto “Acolhe”, uma iniciativa inovadora do AME, que visa oferecer orientações e métodos contraceptivos à jovens mulheres em situação de vulnerabilidade. O projeto se destaca por sua abordagem multidisciplinar para a prevenção da gravidez não planejada na adolescência e atua com o apoio de ginecologistas, psicólogos e assistentes sociais.

Participaram do encontro: a diretora geral do AME, Daniella Maria Hermina; a assessora de planejamento do AME, Pamela Lamonica; a ouvidora geral da FSERJ, Roberta Titonel; o presidente da ANFES e diretor de planejamento e gestão de contrato de metas da FSERJ, João Henrique Marques; e o diretor da ANFES e diretor-geral da Fundação iNOVA Capixaba, Rafael Amorim Ricardo.

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 3293-3300 / Recursos Humanos - 8h às 15h