“Rolezinho” no Hemorio mobiliza doadores

03/02/2014

“Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais”. Ao som da música Anunciação, de Alceu Valença, o Grupo Conexão do Bem, formado por jovens atores e músicos,  adentrou o salão de coleta de sangue na manhã deste sábado, dia 01/02, para prestigiar o evento “Rolezinho no Hemorio”, que mobilizou milhares de cariocas nas redes sociais.  Compareceram durante todo o dia, 607 candidatos e 392 bolsas foram coletadas, o que representa 1.176 vidas salvas.

Para a diretora geral do Hemorio, Simone Silveira, a mobilização ocorre em um momento importante, pois o estoque de bolsas de sangue está crítica e é preciso estabelecer um estoque estratégico para o Carnaval, época em que o comparecimento de doadores chega a cair 70%. “As redes sociais têm contribuído para sensibilizar as pessoas da importância deste gesto de solidariedade”, afirmou Simone, que dobrou o efetivo de profissionais de saúde da unidade para atender a demanda de voluntários.

Muitas pessoas se sentiram motivadas pela campanha postada na rede social e decidiram doar um pouco do seu tempo para comparecer à unidade hospitalar. Foi o caso de Raquel Ribeiro, de 21 anos, que veio doar pela primeira vez. “Estou achando interessante estar aqui pela primeira vez. Já aprendi um pouco mais sobre o assunto e conheci pessoas enquanto aguardo a minha vez de doar. Está sendo divertido”, disse.

Ela veio acompanhada com a mãe, Renata Costa, de 50 anos, que já doou em outras ocasiões. “Quando vi a campanha no facebook, compartilhei a mensagem, pois o propósito é positivo, útil, sensato. Além da doação do sangue, também entendo ser importante conscientizar as pessoas a respeito da doação de medula óssea”, ressaltou.

A importância da doação de medula óssea, também foi a mensagem trazida pelo ator Fábio Porchat, que deu um “rolezinho” no Hemorio neste sábado.  Ele ressaltou que o ato de doação deve fazer parte da rotina de qualquer um, pois é uma ação de cidadania. “As pessoas precisam ter a percepção de que outras precisam de ajuda”, disse.

O evento foi criado pelo publicitário Marcelo Arthur, de 28 anos, que faz uso das redes sociais em grande escala para construir campanhas de mobilização dessa natureza. “Não foi a primeira vez que criei um evento em prol da doação de sangue, mas desta vez, a repercussão foi tamanha que se resume a uma única palavra: satisfação”, comemora.

Para quem não conseguiu vir no sábado, o “rolezinho” continua na semana que vem.  Os mesmos organizadores já criaram um novo evento entre os dias 3 e 7 de fevereiro e mais de 700 pessoas já confirmaram presença.

Para ser um doador, o voluntário precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos, ter dormido mais de seis horas, não ter realizado tatuagem nos últimos 12 meses, não estar fazendo uso de medicamentos controlados, não ser usuário de drogas ilícitas, não ter sido exposto a situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis e não ter ingerido bebidas alcóolicas nas 12 horas anteriores à doação.  Mulheres grávidas ou em período de amamentação também não podem doar.  Não é necessário estar em jejum.  O candidato deve, inclusive estar bem alimentado, evitando somente as comidas gordurosas 4 horas antes.  Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização expressa dos pais ou responsáveis legais.  O modelo da autorização pode ser obtida através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br

O Hemorio fica localizado na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Hospital Municipal Souza Aguiar e do Campo de Santana.