Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Profissionais do SAMU RJ atuam diariamente para cumprir a missão de salvar vidas

12/07/2021

A Fundação Saúde homenageia os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU) pelo dia Nacional do Socorrista, comemorado neste sábado (11). A data foi instituída para lembrar dos profissionais que têm todos os dias uma dedicação no atendimento aos pacientes nos momentos que mais precisam.

‘’Vocês são os primeiros a chegarem em situações de emergência. São a mão amiga, a voz reconfortante, se dedicam ao resgate em situações críticas em que a técnica e a precisão são fundamentais. São os heróis sem capa, que inspiram e motivam’’, declara a direção do SAMU.

Os primeiros socorros (ou atendimento pré-hospitalar) podem ser a diferença entre a vida e morte em casos de acidentes. Para isso, é essencial a existência de um profissional bem capacitado: o socorrista.

A vocês, que se dedicam a salvar vidas, nosso muito obrigado.

Sobre o SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU) se caracteriza pelo atendimento aos usuários em emergências clínicas, cirúrgicas, traumáticas, gineco-obstétricas, psiquiátricas e pediátricas, por meio de ligações recebidas pelo número 192. Os atendimentos são realizados em vias públicas, locais de trabalho e residência, e conta com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h