Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Profissionais das UPAs recebem treinamento sobre Parada Cardiorrespiratória

11/05/2022

Para oferecer o melhor atendimento aos usuários das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), a Fundação Saúde (FS) organizou uma série de capacitações profissionais. Em março e abril, as atividades foram iniciadas com o Curso de Capacitação em Suporte Avançado de Vida, que orientou médicos, enfermeiros e fisioterapeutas sobre procedimentos de resposta rápida para atendimento de Parada Cardiorrespiratória (PCR). No total, 19 equipes foram qualificadas. Mais quatro estão com treinamento agendado.

Com a coordenação do médico Régis Cunha, que atua como cirurgião cardiovascular da FSERJ e professor da UFRJ e da UNIRIO, os diretores técnicos, responsáveis técnicos de fisioterapia, coordenadores médicos e de enfermagem receberam treinamentos teórico e prático. As unidades foram agrupadas por regiões, e as aulas ocorreram nas tardes de segunda-feira. Todo o material expositivo está baseado no protocolo da American Heart Society, 2020.

Os profissionais retornam às unidades com o desafio de serem multiplicadores do treinamento, podendo organizar equipes de resposta rápida a PCR. Um protocolo único e direcional está sendo organizado e será entregue às UPAs, para auxiliar na manutenção dos conhecimentos e na implementação das diretrizes no atendimento.

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
Av. Padre Leonel Franca, 248, 1º andar, Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-000, Telefone: (21) 2334-5010
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h / Recursos Humanos - 8h às 15h