Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Primeiro latino-americano a ocupar Federação Mundial de Obesidade é médico do IEDE

24/03/2014

O chefe do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE), Walmir Coutinho, acaba de assumir a presidência da Federação Mundial de Obesidade. O trabalho do médico da rede estadual de Saúde é reconhecido internacionalmente e, agora, ele assume o desafio de alertar Brasil e demais países sobre o que já é considerada uma epidemia mundial de obesidade. Na Federação, Coutinho quer também melhorar o tratamento da doença em escala global. Para isto, será lançada uma campanha de conscientização, ressaltando as consequências da obesidade para a saúde da população.

Walter Coutinho é o primeiro latino-americano a ocupar o cargo e a indicação de um membro desse continente é justificada porque há necessidade de se empregar uma força ainda maior, pois o número de pessoas obesas tem crescido de forma descontrolada, especialmente no Brasil e nos países em desenvolvimento, como Chile e Peru.

- A obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença crônica e ela passa a ser transmissível quando se reproduz o estilo de vida da sociedade, os hábitos alimentares e os padrões de consumo, como, por exemplo, fast food, sedentarismo e tabagismo -, avalia o especialista.

De acordo com o mapa da obesidade feito pela entidade, no Brasil, mais de 10% dos brasileiros já estão obesos e mais da metade têm excesso de peso.  O índice da obesidade infantil é elevado, com cerca de 20% das crianças já com peso excessivo.

- É um mito dizer que a população brasileira é fisicamente ativa. No Rio de Janeiro, por exemplo, os índices de sedentarismo são altíssimos, pois 80% das mulheres estão acima do peso. Os hábitos saudáveis deveriam começar dentro de casa e grandes mudanças se fazem necessárias para que possamos controlar o quanto antes o crescimento da obesidade infantil -, ressalta Coutinho.

O especialista assumiu o cargo no último dia 20 de março, durante o 12° Congresso Internacional de Obesidade, realizado em Kuapa Lumpur, capital da Malásia.

Sobre o IEDE. Fundado em 1967, o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) é referência no tratamento de doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas A unidade hospitalar foi incorporada pela Fundação Saúde, que é responsável pela gestão, em agosto de 2013.

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h