Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Posto de vacinação contra a Covid-19 no Maracanã atende 207 pessoas com autismo, síndrome de Down e paralisia cerebral no primeiro dia

29/04/2021

“Um alívio. Estávamos há um ano praticamente sem sair de casa. Agora, é esperar a segunda dose e estaremos mais tranquilos”. Estas foram as palavras de Maria Cristina Marinho, assim que seu filho, Sérgio, de 29 anos, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O jovem é autista e foi o primeiro vacinado no posto exclusivo para pessoas com paralisia cerebral, autismo e síndrome de Down, acima de 18 anos, montado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), no Estádio de Atletismo Célio de Barros, no Maracanã. Além dele, outras 206 pessoas foram vacinadas nesta quarta-feira (28), primeiro dia da ação. O atendimento, em posto fixo ou em formato drive-thru, acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com agendamento prévio para moradores da capital.

- Idealizamos esta vacinação exclusiva com o objetivo de proporcionar a essas pessoas mais conforto e segurança no momento da imunização. É um projeto piloto que se inicia em parceria com a Secretaria de Saúde da capital, mas que terá seu conceito ampliado para os demais municípios do estado – afirmou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, acrescentando que, ao fim da ação, será possível obter um cadastro, até então inédito, do quantitativo de pessoas que fazem parte desse grupo. – Essas pessoas estavam esquecidas.

Ao longo do dia, não foram poucas as manifestações de gratidão e alívio de pais e responsáveis por verem suas “joias”, “tesouros” e “amores” sendo vacinados contra a Covid-19.

- Estamos em casa esse tempo todo de pandemia, fazendo praticamente nada para preservar a saúde dele, e agora estou muito grata, chego a me emocionar. Obrigada a todos por ele estar se vacinando – disse Antônia de Barros Guimarães, mãe do André, de 46 anos, com a voz embargada.

Uma emoção que tomou conta também de quem estava lá para vacinar e organizar o fluxo de pessoas:

- Poder participar dessa vacinação e ajudar o próximo me deixa muito emocionada, porque também tenho dois filhos especiais – contou a segundo sargento do Corpo de Bombeiro Andrea Germano, que recebia a todos com um “bom dia” cheio de alegria e doçura.

E alegria não faltou para Rachel Canela, de 36 anos, portadora de síndrome de Down, que já desceu do carro pulando e batendo palmas, feliz porque seria vacinada. Ao final, comemorou com o “V” da vitória. Paulinha Werneck, baterista e atriz que já participou de “Malhação” e estrelou a campanha “Ser diferente é normal”, também era só sorrisos e, após a vacinação, tirou fotos com a equipe do Corpo de Bombeiros.

O agendamento para a vacinação neste posto exclusivo deve ser feito pelo aplicativo “Vacinação Covid RJ”, disponível nos próximos dias nas lojas da Apple e do Google, ou pelo formulário on-line que está disponível no site VacinaçãoCovid-19. A confirmação do dia e do horário de atendimento são enviados por mensagens SMS em até 48h. A previsão é que sejam imunizadas 210 pessoas por dia.

Com data e hora marcadas, a pessoa deve comparecer apresentando documento de identidade para receber a primeira dose, e terá a segunda dose agendada automaticamente após a vacinação. A data também será informada por mensagem SMS no celular cadastrado.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde enviou ofício aos demais municípios orientando que façam o levantamento da população que se enquadra nesse perfil.

Até o momento, 2.458 pessoas se cadastraram no sistema para vacinação. Dessas 2.400 já foram agendadas e receberam um SMS com data e hora em que devem comparecer ao posto para receber o imunizante. A Secretaria reforça a importância do comparecimento no dia e hora agendados para evitar filas e garantir que todos possam ser atendidos com os cuidados necessários. Em casos de não conseguir se cadastrar ou qualquer dificuldade com o registro deve ser acionada a ouvidoria da SES pelo telefone: 0800-0255525.

WhatsApp Image 2021-04-28 at 11.48.49 (1) WhatsApp Image 2021-04-28 at 11.48.50 WhatsApp Image 2021-04-28 at 11.48.49 WhatsApp Image 2021-04-28 at 11.48.48 (1)WhatsApp Image 2021-04-28 at 12.34.26 WhatsApp Image 2021-04-28 at 11.48.48 (2)

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h