Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Pesquisa inédita do Hemorio revela aumento no número de pessoas com anticorpos contra a Covid-19 na população

15/06/2020

O Hemorio, hemocentro coordenador do Rio de Janeiro sob gestão da Fundação Saúde, liberou neste sábado resultados preliminares de uma pesquisa inédita que aponta crescimento na presença de anticorpos entre a população. Os dados, analisados em parceria com pesquisadores da SES, UERJ, UFRJ e Fiocruz, indicam que 28% dos doadores de sangue que estiveram no instituto nas últimas duas semanas já desenvolveram anticorpos contra a Covid-19. A taxa era de apenas 4% nas primeiras semanas de abril.

O estudo, que já contou com 7.286 pessoas, continua sendo realizado e tem como objetivo mapear o índice de pessoas infectadas e com anticorpos no estado.

Diretor do Hemorio, Luiz Amorim considera os dados importantes para um mapeamento da evolução da Covid-19 e afirma que os testes seguirão até o final da pandemia. “Os doadores de sangue podem ser considerados uma população-sentinela, que nos possibilita acompanhar a curva de crescimento da doença. Surpreendentemente, um número considerável de doadores já possui anticorpos contra o novo coronavírus, o que pode refletir a realidade da população em geral”, pontuou Amorim.

A expectativa é que, até o final de julho, mais 3 mil pessoas participem da pesquisa, que escolhe pessoas aleatórias que vão ao Hemorio, instituto responsável por abastecer com sangue as principais emergências, maternidades e unidades de saúde.

 

O posto de coleta central (R. Frei Caneca, 8 – Centro) funciona todos os dias, incluindo feriados, de 7h às 18h.
Para maiores informações, siga o @hemorio nas redes.

 

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h