Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Mangueira desfila no Hemorio

17/02/2020

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, recebe a Mangueira, campeã do Carnaval 2019, nesta quinta, às 10h, para mais uma etapa da campanha “Meu sangue é Carnaval”, que busca incentivar as doações de sangue durante o período das festividades. A escola é a terceira a desfilar pelos salões da unidade, trazendo seus ritmistas, passistas e casal de mestre-sala e porta-bandeira. Portela e Salgueiro também já se apresentaram no hemocentro. A Beija-Flor será a última escola a visitar o Hemorio, nesta sexta, às 10h.

A campanha busca conscientizar a população sobre a importância da doação durante o Carnaval, período onde ocorre uma baixa de até 20% nos estoques disponíveis para transfusões, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, a demanda por bolsas de sangue aumenta devido ao maior número de acidentes na cidade durante as festividades. De acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares, é preciso que 1,5% a 3% da população doe regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores. Em todo país são coletadas por ano uma média de 3,5 milhões de bolsas de sangue.

Quem pode doar:

● é preciso ter entre 16 e 69 anos

● o doador deve pesar no mínimo 50 kg

● é necessário estar bem de saúde

● quem quiser doar precisa portar um documento de identidade oficial com foto

● não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.

Carnaval no Hemorio_Credito Mauricio Bazilio

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h