Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Jesus Luz reforça campanha para doação de sangue

12/06/2014

No dia da abertura da Copa do Mundo e da estreia da seleção brasileira, o ator e modelo internacional Jesus Luz foi mais uma personalidade que esteve no Hemorio para reforçar os pedidos para que a população doe sangue regularmente.

“Em um momento de espírito esportivo e confraternização por causa dos jogos da Copa, é essencial que toda a população também possa se unir para algo tão importante quanto a doação de sangue voluntária” explicou o modelo.

Jesus Luz não pôde doar sangue por causa de uma tatuagem que realizou no fim do ano passado, mas prometeu voltar em novembro, quando o procedimento terá completado 12 meses.  Mesmo assim, fez questão de visitar várias crianças e adolescentes internados na unidade, como a pequena Fernanda, de 6 anos, que faz tratamento de leucemia há 7 meses.  Os dois fizeram várias poses e divertiram a equipe de médicos e enfermeiros de plantão.

Jesus também se cadastrou no Twitter Alerts, uma ferramenta que está disponível desde o fim do mês passado e que serve para aumentar as doações de sangue.  Através de uma parceria com o twitter, os doadores serão convocados a partir de alertas no celular e pela rede social sempre que os estoques do hemocentro estiverem em situação de emergência.  O modelo elogiou a iniciativa, que é inédita no mundo.

“Muito bacana que o Twitter, que é conhecido em todo o mundo reconheça a importância da ação, que certamente fará com que possamos mobilizar pessoas para reforçarem os estoques.  Esse é o real valor de uma rede social, que é partilhar valores e objetivos entre os conectados” refletiu.

Esta é a primeira vez que o Twitter Alerts vai funcionar para captar doadores de sangue.  Anteriormente, o recurso já havia sido utilizado em situações emergenciais e de catástrofes como o Furacão Sandy, o atentado à maratona em Boston, nos Estados Unidos e o tsunami no Japão.  A parceria começa em um momento em que os hemocentros vão precisar de reforço, com o grande número de turistas no país por causa da Copa, além da preocupação em manter um estoque de sangue adequado para possíveis momentos de crise.

Como se cadastrar no Twitter Alerts – Para receber os alertas, é preciso ter uma conta no Twitter, ir ao perfil do Hemorio (@HEMORIO) e clicar no sino laranja que estará na timeline. O usuário será, então, direcionado a fazer seu cadastro no Twitter Alerts. Aí, basta informar o telefone e estará habilitado para receber as mensagens via celular e pela rede social. Se a conta estiver habilitada em um dispositivo móvel, como celular ou tablet, basta somente clicar no sino e automaticamente já estará cadastrado.

Informações sobre o Hemorio – O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde, é o hemocentro coordenador do estado do Rio de Janeiro que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia receber o dobro de doações que recebe atualmente. Hoje no Brasil apenas 2% da população é doadora de sangue. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 5%.

O Instituto funcionará todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos, feriados e dias de jogos e fica na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 26 unidades de coleta distribuídos pelo Estado.

Fonte: Ascom/Hemorio

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h