Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Hospital da Mulher Heloneida Studart recebe certificação ‘Amigo da Criança’

04/04/2022

Unidade é destaque em boas práticas em prol do aleitamento materno

O Hospital da Mulher Heloneida Studart (HMHS), em São João de Meriti, recebeu o título “Hospital Amigo da Criança”, conferido pelo Ministério da Saúde (MS), no sábado (02/04). Para ter a certificação, a unidade cumpriu as boas práticas durante o acolhimento das pacientes em prol do aleitamento materno estabelecidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou da solenidade.

Um dos requisitos para conseguir a certificação é a qualificação de 100% do quadro de colaboradores da unidade. Para isso, desde 2010, o HMHS promove o curso da Iniciativa Hospital Amigo da Criança.  A capacitação, que reúne aulas teóricas e práticas, enfatiza o manejo correto da amamentação, estimulando mudanças nas condutas, conhecimentos e habilidades dos profissionais de saúde no dia a dia. O credenciamento, conquistado este ano, foi resultado de esforços de equipe multiprofissional, que contribuíram para a redução dos índices de morbimortalidade materna e neonatal.

Uma das rotinas adotadas na unidade é orientação a todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno, sem a utilização de bicos artificiais ou chupetas, que podem provocar alterações na arcada dentária do bebê. Nos casos em que a mãe, por algum motivo, não pode amamentar temporariamente, a oferta do leite é feita no copinho.

- Os benefícios da amamentação são inúmeros não só para o bebê, mas para a mãe. É imprescindível que essa prática seja incentivada e apoiada, já no nascimento. O trabalho que vem sendo realizado no Hospital da Mulher Heloneida Studart, que hoje recebe a certificação de Amigo da Criança, deve ser modelo para as demais unidades de saúde – afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

O HMHS possui diversas certificações de excelência, entre elas, a certificação Programa de Cirurgia Segura Target Zero categoria Diamante no ano de 2013; Top Excelência – Prêmio Top Qualiy da MFC Consultoria e Educação Corporativa no Programa 5S; Certificação em Desenvolver as Melhores Práticas relacionadas à Monitorização da Esterilização categoria Ouro; Certificação em Práticas relacionadas à Esterilização Hospitalar categoria Diamante; Top Diamante Top Quality Práticas do Programa 5S pela MFC Consultoria e Educação Corporativa Categoria Ouro;  Prêmio Qualidade Rio pela aplicação de critérios de Excelência na Gestão da Organização; e Programa Soluções Integradas para a Saúde – 3 M certificado em Esterilização Hospitalar categoria Diamante.

Sobre a iniciativa
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é uma certificação de qualidade, conferida pelo Ministério da Saúde e o Unicef aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno e seus critérios, além de uma série de outros requisitos que buscam a adequada atenção à saúde da criança e da mulher, atualizados pela Portaria nº 1.153 de 22/05/2014/MS.

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h