Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Hospital Carlos Chagas celebra 81 anos

27/06/2018

Um octogenário muito ativo. O Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio de Janeiro, acaba de completar 81 anos e os funcionários se reuniram na manhã desta terça-feira (26/06) para celebrar a ótima forma da unidade. No ano passado o HECC realizou quase 50 mil atendimentos de emergência, 66 mil internações e mais de 1,3 mil cirurgias, estatística que o coloca entre as cinco principais emergências da rede estadual de saúde.

 

- O HECC é uma das unidades que mais atendem em nossa rede, sendo uma referência para a Zona Norte e para todo o estado. Além do atendimento de qualidade que é realizado na emergência temos programas como o Mais Sorriso, serviço odontológico para pacientes com necessidades especiais e o Programa de Cirurgia Bariátrica, comandado pelo Dr. Cid Pitombo e que opera 40 pacientes mensalmente – lembrou o secretário de Estado de Saúde Sérgio Gama.

 

Durante a celebração conduzida pela diretora administrativa Renata Maia, funcionários foram homenageados, participaram de um culto ecumênico e de sorteio de brindes. O diretor geral da unidade, Paulo Reis agradeceu a todos os funcionários e destacou o crescimento da unidade ao longo dos últimos anos.

 

- Assim como todo o estado do Rio enfrentamos uma grave crise, que começou em dezembro de 2015, mas nossa unidade jamais fechou as portas. Mantivemos a equipe unida mesmo com todas as dificuldades para garantir que a população continuasse sendo atendida com dignidade. Tenho um grande orgulho desse time que hoje coloca o HECC entre uma das principais unidades da rede estadual de saúde – disse o diretor.

 

A voluntária da Capelania, Márcia Mattos vive uma história de amor com a unidade. Ela contou que toda a família utiliza a unidade quando precisa de atendimento de emergência e que parte dos irmãos e sobrinhos nasceram no hospital.

 

- O sentimento que eu tenho pelo Carlos Chagas é gratidão. Hoje eu atuo na capelania para tentar retribuir tudo o que recebemos de cuidado. Uma dessas histórias nunca saiu da minha cabeça. Minha filha mais velha teve broncopneumonia aguda e foi salva nesta unidade. Não há nada que pague a vida de um filho – contou emocionada.

 

Também participaram da solenidade, o diretor executivo da Fundação Saúde, João Paulo dos Reis Velloso Filho, a diretora financeira da Fundação, Alessandra Pereira, além dos profissionais da unidade.

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h