Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Hemorio promove a campanha Mulher + Solidária

22/05/2018

O Hemorio promove mais uma edição da campanha Mulher + Solidária, nos dias 23, 24 e 25 de maio. A ação, que busca aumentar o número de mulheres doadoras de sangue, apresenta a escritora Thalita Rebouças como madrinha da edição 2018, celebrando também os 15 anos da campanha. Para esse ano, a meta do hemocentro coordenador do estado é ter 50% de doadoras, entre o total, superando a representação do público feminino do ano passado, que foi de 41% dos voluntários.

Durante os dias da campanha, que vai até sexta-feira, o salão de doadores da unidade recebe decoração especial e uma programação pensada para elas. Estão previstas palestras sobre violência contra a mulher, aulas de artesanato e confecção de sabonetes, bazar solidário, aula de auto-maquiagem, apresentação de dança do ventre, aferição de pressão arterial, cálculo de IMC e dicas de nutrição e, ainda, a distribuição de mudas de plantas, doadas pelo projeto Replantando Vida, da Cedae.

Chefe responsável pelo setor de Promoção à Doação de Sangue do Hemorio, a enfermeira Neusimar Carvalho comemora a longevidade do projeto.

— Começamos essa campanha para estimular a doação de sangue entre as mulheres, já que os homens sempre doaram mais do que elas. Os resultados são positivos: o número de doadoras vem aumentando ao longo dos anos. Hoje temos 41% de mulheres entre os doadores, em 2011 eram 32% – comenta.

Nesses últimos 15 anos, atrizes como Letícia Spiller, Cleo Pires, Luiza Brunet, Maitê Proença, Cacau Protásio, Suzy Rego, entre outras, cederam sua imagem para apoiar a causa. Representando o público feminino em 2018, a madrinha Thalita Rebouças comemora a escolha:

— Eu amo doar sangue. Faço isso desde os 18 anos. E o que eu puder fazer para ajudar a divulgar esse ato de amor, eu faço com prazer. Bora doar! — convoca da autora de livros infanto-juvenis.

A Cruz Vermelha e o Instituto Arcádia colaboram com o Hemorio, com a cessão de profissionais para aferição de pressão arterial e a oficina de sabonetes artesanais, respectivamente.

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h