Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Hemorio participa do Tour do Carinho e coleta sangue no Maracanã e Largo da Carioca

19/05/2014

A equipe do Hemorio deu início, nesta segunda-feira, à última etapa da Tour do Carinho, em frente ao portão 8 do Maracanã. A ideia é inspirar milhares de pessoas acerca da importância da doação de sangue, lembrando que esta é uma atitude que pode salvar vidas, e um dos maiores atos de carinho que se pode fazer para cuidar do próximo. Amanhã, dia 20, são esperados 100 doadores no Largo da Carioca.  O ônibus estará no local, até sábado das 9 às 16 horas.

 O evento é uma iniciativa da Johnson & Johnson, patrocinadora oficial e exclusiva da área de cuidados com a saúde da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, em parceria com hemocentros das 12 cidades-sede.

 A campanha já coletou mais de 20 mil doações, que ajudaram a salvar mais de 80 mil vidas. Além dos hemocentros, o Ônibus do Carinho percorreu essas cidades funcionando como uma estação móvel para coleta de sangue. Junto com ele, bolsas de sangue gigantes foram preenchidas ao longo do caminho, com corações assinados por doadores que participaram da ação.

 O auxiliar de serviços gerais Douglas Gonçalo de Castro, 46 anos, foi o primeiro a chegar no ônibus esta manhã  e ficou muito feliz ao realizar a sua 12ª doação voluntária, pois vai ajudar uma amiga. “Uma grande amiga que trabalha comigo está com um parente necessitando de sangue em um hospital.  Eu já tinha até me programado para doar sangue no Hemorio amanhã, mas quando vi o ônibus aqui, perto do meu trabalho, resolvi aproveitar e adiantar a boa ação” explicou Douglas.

 Já a estudante Gleici Santos, de 24 anos, soube da campanha pelo facebook e resolveu vir ao Maracanã para realizar a sua primeira doação. “Eu sempre tive vontade de doar sangue, mas acabamos esquecendo de vir por causa da correria do nosso dia-a-dia.  Esse fim de semana eu decidi que hoje seria o dia.  É muito importante que nós tenhamos essa consciência de poder ajudar o próximo.  Como diz o slogan da campanha, doar é um ato de carinho,” enfatizou a estudante.

 Queda de doações preocupa hemocentros

 Desde a semana passada os estoques nos principais hemocentros do país sofreram uma queda.  No Rio de Janeiro, o comparecimento de doações caiu 35%.  “No Brasil, menos de 2% da população doa sangue com frequência, quando a Organização Mundial da Saúde recomenda que 3 a 5% da população de um país sejam doadores para que os estoques estejam em níveis adequados.  Por isso, campanhas como a Tour do Carinho só tendem a incrementar os estoques, pois precisamos cada vez mais, realizar ações externas, ou seja, ir até onde a população está”, explicou Simone Silveira, diretora geral do Hemorio.

 A equipe do Hemorio espera receber 600 voluntários somente na unidade móvel, nos seis dias de campanha.  O Hemocentro também vai continuar recebendo normalmente os doadores voluntários e disponibiliza o disque-sangue (0800 282 0708) para agendamento de grupos que queiram participar da ação.  Hoje, na coleta móvel do Maracanã, 65 voluntários se cadastraram para doar sangue.

 Quem quiser doar sangue no Hemorio (que funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados) pode comparecer das 7 às 18 horas na Rua Frei Caneca, 8, ao lado do Hospital Souza Aguiar.

 Para doar sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e trazer um documento oficial de identidade com foto.  Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis trazendo um documento assinado por eles.  O modelo pode ser adquirido no site do Hemorio (www.hemorio.rj.gov.br).  Não é necessário estar em jejum para doar sangue.  O candidato deve somente evitar as comidas gordurosas 4 horas antes da doação e o uso de bebidas alcóolicas nas 12 horas que antecedem.

Tour do Carinho

20 a 24 (terça a sábado) – Largo da Carioca – 9 às 16 horas

Hemorio – Rua Frei Caneca, 8 – Centro – todos os dias (incluindo sábados e domingos) das 7 às 18 horas.

Fonte: Ascom/Hemorio

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h