Hemorio lança campanha de carnaval

13/02/2014

foto 1

Ao som dos tamborins dos ritmistas da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, foi lançada nesta quinta-feira, dia 13/02, a 11ª edição da campanha “Vista a Fantasia da Solidariedade”, no Hemorio, com o intuito de aumentar a coleta de sangue para o carnaval e evitar desabastecimento nos hospitais do Estado do Rio de Janeiro. Quinze artistas  aderiram à campanha e fotografaram peças publicitárias de conscientização, entre eles Fábio Porchat, Carol Castro, Elke Maravilha e os cantores Anitta e Buchecha.

A Organização Mundial da Saúde preconiza que 3% a 4% da população devem doar sangue pelo menos uma vez ao ano para suprir a necessidade das unidades de saúde quanto ao abastecimento de sangue e derivados. “No Rio de Janeiro, temos um pouco menos de 2% de doadores. Precisamos incentivar porque o sangue doado pode ser usado por um parente, por qualquer um de nós. Doar sangue é salvar vidas. Antes de viajar, de sair de férias, venham doar sangue”, disse o secretário de estado de Saúde, Marcos Musafir.

De acordo com a diretora geral do Hemorio Simone Silveira, a meta é coletar mais mil bolsas antes do carnaval até porque, neste período do ano, as doações chegam a cair 70%. O Hemorio abastece 180 unidades de saúde, incluindo os hospitais de urgência e emergência. “Acreditamos que vamos superar esse índice”, afirmou.

Um grupo de 15 alunos recém-aprovados para o curso de Direito da Unirio estava presente durante o lançamento da campanha. Daniela Félix Teixeira foi uma das voluntárias e ficou feliz em poder realizar uma vontade antiga, a de doar sangue. “Estamos aqui em virtude do trote solidário”, disse.

O artista plástico Alfredo Borret participa pela 4ª vez da campanha de carnaval em parceria com o Hemorio. Neste ano, ele confeccionou 500 tampinhas de garrafa e transformou-as em um imã com a mensagem “Doe sangue, viva o samba”. Para ele, é uma forma de agradecimento aos doadores pelo gesto de solidariedade. “É apenas um muito obrigado”, ressaltou.

Nos próximos dias, a equipe de coleta móvel do Hemorio estará em quadras de escola de samba. A primeira será a do Salgueiro e a coleta será feita amanhã, dia 14, das 9h às 15h. A quadra fica na Rua Silva Teles, 104.

Além do apoio dos artistas e sambistas, personalidades também aderiram à campanha e convocaram fãs pelas redes sociais para participarem da ação e vestir a fantasia da solidariedade.

Quem pode doar. Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos.  Não é necessário estar em jejum.  O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes.  Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis.  O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br

Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Campo de Santana e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7 às 18 horas.

foto 4

foto 3