Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Hemorio é parceiro do Facebook em ferramenta de cadastro de doadores de sangue

29/05/2018

Captar doadores de sangue com um clique. A ação será possível a partir do mês de junho, quando seis serviços de coleta de sangue em todo o Brasil – o Hemorio entre eles – poderão alertar voluntários à doação por meio do Facebook. Esta semana, a rede social lançou uma ferramenta que possibilita a seus usuários se cadastrarem como doadores de sangue e, assim, receber notificações de alerta quando os estoques estiverem baixos ou houver algum evento de coleta próximo.

O hemocentro coordenador do estado do Rio de Janeiro, órgão da Secretaria de Estado de Saúde, está ao lado da Fundação Pró-Sangue, de São Paulo, do Hemoce, no Ceará, do Hemopa, no Pará, do Hemosc, de Santa Catarina, e da Fundação Hemocentro de Brasília na empreitada. Por meio um de link –https://www.facebook.com/donateblood - os usuários da rede social informam ao Facebook que são doadores de sangue e autorizam o envio de alertas quando houver campanhas de doação.

As convocações começarão no mês de junho. Com recursos disponibilizados em suas páginas na rede social, os hemocentros poderão enviar alertas sobre a baixa nos estoques – que podem ser gerais ou de tipos de sangue específicos – e ainda criar eventos de doação que convoquem os usuários cadastrados que estiverem próximos ao endereço da ação.

— A ferramenta pode nos ajudar a melhorar ainda mais o resultado de nossas coletas externas– estima Luiz Amorim.

Entre 2016 e 2017, o Hemorio apresentou o maior aumento na captação de sangue em todo o país, com 10% a mais de bolsas de sangue coletadas. Ao longo do ano passado, foram coletadas mais de 79 mil bolsas, 30% delas em ações realizadas fora da sede do instituto. Ainda assim, a unidade passa por períodos de baixos estoques – como as férias de dezembro e janeiro e o carnaval -, em que campanhas de doação e convocações de doadores se fazem necessárias.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca 8, no Centro do Rio de Janeiro, e funciona das 7h às 18h, em todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.

Dúvidas e outras informações sobre a doação de sangue podem ser obtidas pelo Disque-Sangue, no telefone 0800 282 0708.

Hemorio parceiro Facebook

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h