Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Grupos prioritários têm mais dias para se imunizar contra a gripe

19/06/2018

A campanha de vacinação contra a influenza foi prorrogada até a próxima sexta-feira, 22, para ampliar a imunização contra a doença. A meta é proteger cerca de 4,5 milhões de pessoas, entre gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, quem tem mais de 60 anos, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas. Até o momento, a cobertura vacinal só chegou a 58% destes grupos e, como consequência, aumentaram os números de síndrome respiratória grave.

A partir do dia 25 de junho, crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos também poderão ser imunizados, seguindo orientação do Ministério da Saúde.

- É importante que a população procure se vacinar e se previna contra a doença, que é mais frequente nesse período do ano. A imunização é necessária, pois, apesar da gripe não ser uma doença grave, pode se agravar entre os grupos prioritários – afirma o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.

As doses aplicadas durante a 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, programada pelo Ministério da Saúde, imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

- O inverno é a época de maior circulação do vírus no território fluminense, por isso precisamos que a população procure um posto de saúde para se vacinar, a fim de evitar o aumento das chances de transmissão, além das formas mais graves da doença entre os grupos suscetíveis – diz a subsecretária de Vigilância em Saúde, Cláudia Mello.

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h