Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Fundação Saúde participa do Dia D de vacinação contra a febre amarela

30/01/2018

Cerca de 500 mil pessoas compareceram aos locais de vacinação para reforçar o combate à febre amarela neste sábado (27). O Dia D é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde e contou com o apoio da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro, das 92 prefeituras do estado, além de diversas pastas do Governo do Estado e de instituições, que se uniram com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância da prevenção.

- Ficamos responsáveis pela tenda da Lagoa Rodrigo de Freitas, além das nossas unidades. Vacinamos mais de 1500 pessoas com a colaboração dos funcionários da Sede da Fundação Saúde. Acredito que para todos foi uma experiência gratificante – comentou a Diretora de Planejamento e Gestão, Hellen Hamuri Miyamoto.

A expectativa é vacinar aproximadamente 5,4 milhões de pessoas o quanto antes. Até agora já foram vacinadas cerca de 8,6 milhões de habitantes em todo o território fluminense. A ação deste sábado impulsionou os números do estado do Rio e facilitou o acesso à vacina para muitos moradores.

- Reforço que temos doses suficientes para garantir a vacinação de toda a população do estado do Rio de Janeiro, que faz parte do público-alvo, mas é importante que as pessoas também façam a sua parte e procurem uma unidade de saúde para se imunizar – explicou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior.

Além dos postos de saúde municipais que estiveram em atividade nesse sábado especialmente para a campanha, a população pôde se vacinar em todas as 29 UPAs do estado e hospitais e institutos da rede estadual, em tendas montadas pela SES na capital do Rio e Região Metropolitana, em unidades do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar. O Hospital Universitário Pedro Ernesto, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro também foram pontos de vacinação.

- A campanha de vacinação foi um verdadeiro sucesso. Não só pela vacinação da população, mas por vermos várias equipes de profissionais de saúde engajados em uma missão tão especial quanto esta. Foi emocionante o esforço de todos e a população é que foi a maior beneficiada – destacou a Diretora Técnico-Assistencial da Fundação Saúde, Carla Boquimpani.

Em janeiro de 2017, a Secretaria de Estado de Estado de Saúde adotou medidas preventivas e, antes mesmo de registrar os primeiros casos de febre amarela no território fluminense, iniciou a criação de cinturões de bloqueio, recomendando a vacinação contra a doença, principalmente em municípios de divisa com o Espírito Santo e Minas Gerais (áreas de risco para a doença na época). Desde de julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado foram incluídos na área de recomendação da vacina e receberam doses para imunizar a população.

Em 2018, o estado do Rio registrou 27 casos de febre amarela silvestre em humanos, sendo nove óbitos.

Para mais informações sobre a doença acesse www.febreamarelarj.com.br.