Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Fundação Saúde assume operação do SAMU 192 na capital

08/09/2020

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) na cidade do Rio de Janeiro passa a ser administrado pela Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FSERJ) a partir de 19 de setembro.

A transferência do SAMU para gestão da Fundação foi autorizada pela a Resolução 2101 de 21 de agosto de 2020, da Secretaria de Estado da Saúde, publicada no Diário Oficial de 31 de agosto. Com isso, o serviço deixa de ser gerido por uma empresa privada e passa a ser administrado pela Fundação Saúde. Por se tratar de uma Fundação, órgão da administração indireta, esta situação irá trazer maior estabilidade para os serviços do SAMU, garantindo continuidade e institucionalidade.

‘’A Fundação Saúde está se preparando para assumir papel mais relevante na execução de serviços de saúde, de acordo com a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde e as diretrizes do SUS. O nosso objetivo deve ser o usuário da saúde. O Samu precisa ser cada vez mais fortalecido como um serviço que salva vidas e presta um serviço de saúde de qualidade’’, declara a diretora executiva da Fundação Saúde, Odete Carmen Gialdi.

O SAMU 192 vai operar inicialmente com 60 veículos, sendo 15 Unidades de Suporte Avançado (as USAs, também conhecidas como “UTIs móveis”), 45 Unidades de Suporte Básico (USBs) e 30 motolâncias. Enquanto as ambulâncias de Suporte Básico contarão com um motorista e um técnico de enfermagem, as de Suporte Avançado terão um condutor, um médico e um enfermeiro. As motolâncias sempre circulam em duplas, uma sendo pilotada por um enfermeiro e outra por um técnico de enfermagem.

As unidades ficarão descentralizadas em 30 pontos do município do Rio de Janeiro, com o objetivo de chegar mais rapidamente ao local do chamado.

Sobre o SAMU 192
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é o Componente Pré-Hospitalar Móvel de Urgência e Emergência do SUS. Se caracteriza pelo atendimento dos usuários por demanda espontânea, nas emergências clínicas, cirúrgicas, traumáticas, gineco-obstétricas, psiquiátricas e pediátricas, por meio das ligações recebidas pelo número único nacional para urgências médicas – 192. Os atendimentos são realizados em vias públicas, locais de trabalho e residência, e conta com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h