Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

É hora do “rolezinho” da doação de sangue no Hemorio

31/01/2014

rolezinho hemorio

Na carona dos rolezinhos, um grupo jovens do Rio de Janeiro resolveu criar no Facebook, um movimento para convocar pessoas dispostas a doar sangue. A mobilização, que já confirmou quase 4.500 pessoas na rede social, está marcada para acontecer amanhã, a partir das 7 horas, no Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde que distribui sangue para aproximadamente 200 hospitais em todo o Estado. O publicitário Marcelo Arthur, de 28 anos, que criou o evento há algumas semanas, está confiante.- Há algumas semanas só se fala em rolezinho e achei que era uma boa oportunidade de criar um evento bacana. Sabemos que nem todos irão efetivamente comparecer, mas mesmo assim esperamos trazer cerca de 1.000 doadores somente no sábado – afirmou Marcelo.
O Hemorio costuma receber, de segunda à sexta, cerca de 300 voluntários que se candidatam à doação de sangue. Nos fins de semana, o número cai pela metade. Para atender a demanda aumentada com a iniciativa virtual, o instituto estará com toda a sua equipe de prontidão. Além disso, está sendo montado no pátio do local, um toldo climatizado para amenizar o calor e melhor atender os candidatos.
— Acho muito importante toda essa mobilização, pois reflete uma espontaneidade da população em participar de ações sociais como a doação de sangue. Nossa capacidade instalada é de atender 700 candidatos, mas estamos nos preparando para atender mil pessoas – explicou Simone Silveira, diretora geral do Hemorio.
Para ser um doador, o voluntário precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos, ter dormido mais de seis horas, não ter realizado tatuagem nos últimos 12 meses, não estar fazendo uso de medicamentos controlados, não ser usuário de drogas ilícitas, não ter sido exposto a situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis e não ter ingerido bebidas alcóolicas nas 12 horas anteriores à doação. Mulheres grávidas ou em período de amamentação também não podem doar. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve, inclusive estar bem alimentado, evitando somente as comidas gordurosas 4 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização expressa dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser obtida através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br
O Hemorio fica localizado na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Hospital Municipal Souza Aguiar e do Campo de Santana.

Fonte: Ascom/Hemorio

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h