Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+

28/06/2021

Nesta segunda-feira (28), o mundo celebra o Dia Internacional do Orgulho Gay. Também conhecido como Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+ (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais, Pessoas Intersexo e Queer), a data tem como um dos objetivos conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia.

Você sabia que o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE), unidade administrada pela Fundação Saúde, conta com um Ambulatório Multidisciplinar de Identidade de Gênero (AMIG)?  O AMIG é um dos pioneiros no país e referência no atendimento a transgêneros no estado. Em 2020, foram cerca mil atendimentos a pacientes transgêneros realizados pela equipe multidisciplinar do Instituto.

Por definição, o transgênero é um homem ou mulher que não se identifica com o gênero designado ao nascimento. Muitos trans sentem como se tivessem nascido em um corpo errado. Para adequarem-se ao gênero com o qual se identificam, busca-se tratamentos hormonais e cirúrgicos para alcançar a aparência desejada, modificar suas características sexuais e físicas para o gênero desejado. Para isso, é necessário ser acompanhado e avaliado por equipe de saúde mental e médica, e assim ser encaminhado se desejado para realização a cirurgia de redesignação sexual e outras intervenções cirúrgicas que forem necessárias.

Para tirar algumas dúvidas, conversamos com a assistente social que faz parte da equipe multidisciplinar do AMIG, Patricia Moquedace.

Quem pode ser atendido pelo AMIG?
A unidade atende pessoas transgênero que tenham interesse em fazer a transição hormonal desde 1999. Em 2016, foi credenciado pelo Ministério da Saúde na modalidade ambulatorial.

Como é feito esse acompanhamento?
O acompanhamento ocorre após a regulação pelo Sistema Estadual de Regulação (SER), que é feito pela Clínica da Família ou Unidade Básica de Saúde, para as pessoas que residem no município do RJ e através da Secretaria de Saúde municipal para os residentes de outros municípios. O acompanhamento se dá para as pessoas maiores de 18 anos.

Quais especialidades atendem no AMIG?
O AMIG segue o protocolo referente ao Processo Transexualizador no SUS que preconiza o acompanhamento multidisciplinar, durante dois anos, pela equipe composta por assistente social, enfermeiro, endocrinologista, psicólogo e psiquiatra. Além da equipe mínima, o IEDE também conta com dermatologista, proctologista, cirurgião plástico, fonoaudiólogo, dentre outros.

Sobre o IEDE
Localizado no centro do Rio de Janeiro, o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) é um centro de excelência no tratamento, ensino e pesquisa de doenças endócrinas e metabólicas como o diabetes mellitus, distúrbios da tiroide, obesidade e transtornos alimentares, doenças genéticas raras e rastreamento neonatal.

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h