Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Dia do Médico: conheça profissionais que atuam na sede da Fundação Saúde

18/10/2021

Após mais de um ano de pandemia, a data marcada no calendário para lembrar e celebrar o profissional médico está mais em evidência que nunca. Nesta segunda-feira, 18 de outubro, comemora-se o Dia do Médico, cujas ações são essenciais para a promoção e a proteção da saúde e bem-estar da população. Para representar a atuação da medicina na gestão em saúde, conversamos com três médicas que atuam na sede da FS.

Márcia Defaveri, médica otorrinolaringologista há 20 anos, atua na gerência de ambiência da Diretoria Técnico-Assistencial (DTA) da Fundação Saúde desde 2016. Responsável por prestar suporte técnico às unidades administradas pela FS, Márcia conta por que escolheu a Medicina. ‘’Sempre gostei de cuidar das pessoas e achava incrível o funcionamento do corpo humano. Na medicina eu teria as duas possibilidades’’, pontua.

Nos seus 20 anos de profissão, a médica lembra os momentos que marcaram sua carreira. ‘’Houve o momento de dor, quando diagnostiquei um câncer de laringe no meu sogro. Também lembro do momento de felicidade, quando meu ‘pacientinho’ de 6 anos, com surdez, voltou a escutar depois de um implante coclear, que é um aparelho eletrônico digital utilizado para restaurar a função auditiva nos pacientes portadores de surdez severa a profunda’’, finaliza.

A médica Fernanda Couto Jordy Macedo, hematologista pediátrica há 18 anos, atua como coordenadora de Projetos e Processos da Fundação Saúde desde janeiro desse ano. Entre suas principais funções está o apoio técnico às unidades da FS, assessoria da diretoria técnica, atendimento a demandas externas, visitas técnicas e apoio ao dimensionamento de profissionais de saúde.

Fernanda lembra que escolheu a Medicina por ver no seu avô uma figura de inspiração. ‘’Atuar em outra profissão nunca foi uma opção, sempre quis ser médica e certamente isso vem da admiração de ver como meu avô paterno exercia a profissão’’, explica.

Fernanda não consegue citar apenas um acontecimento que tenha marcado sua trajetória, mas lembra que um momento muito importante para a sua profissão foi perceber que o atendimento vai além da cura, de prescrever a medicação, o médico é também responsável pela melhora da qualidade de vida do paciente.

Marcia Villa Nova, especialista em Medicina Transfusional, é responsável por processos de aquisição de insumos específicos do Hemorio, Lacen e IECAC. Além de acompanhamento e solicitação de processos de contratação de serviços assistenciais, aquisição dos itens dos planos de investimento, compra de insumos e contratação de serviços.

Médica há 36 anos, Marcia diz nunca ter pensado em exercer outra profissão, desde criança seu desejo era ser médica. Como um marco na sua história, a profissional cita sua atuação no Hemorio. ‘’Foram mais de 25 anos trabalhando no lugar que é referência na especialidade que escolhi exercer. Lá foi onde mais tive oportunidades, tanto na área técnica, quanto na gestão. É uma instituição que investiu muito na formação de seus profissionais’’, conta.

 

  WhatsApp Image 2021-10-18 at 14.56.29            WhatsApp Image 2021-10-18 at 16.28.50

                                       Dra. Márcia Defaveri                         Dra. Marcia Villa Nova  / Dra.  Fernanda  Macedo           

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h