Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Confira as ações da Fundação Saúde para marcar o Setembro Verde (PET)

02/09/2021

A Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Programa Estadual de Transplantes (PET), em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde  e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) abriram, nesta terça-feira, 31.08, a série de comemorações por ocasião do Setembro Verde. O movimento, criado em 2007 para chamar a atenção da população para a importância da doação de órgãos, terá uma série de ações especiais, realizadas até o fim do mês. Entre elas, uma apresentação musical nas escadarias do Theatro Municipal, no dia 15; e a iluminação de outros cartões-postais do Rio: o Cristo Redentor, na noite do dia 2 de setembro; o Palácio Guanabara, sede do governo estadual, no dia 24; e os Arcos da Lapa, a Igreja da Penha e o Maracanã, no dia 27.

— Essa iluminação representa uma união de toda a sociedade em prol de um dos movimentos mais solidários, altruístas, afetuosos e muitas vezes dolorosos, principalmente para quem espera numa fila de transplante. Ainda há um longo caminho pela frente, mas o Rio de Janeiro já mostra uma evolução, tanto em captação quanto em transplantação, se compararmos o cenário de anos atrás, quando os números eram ruins — ressalta o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

O Brasil é o primeiro país do mundo em número de transplantes de órgãos feito pelo sistema público de saúde. E o estado do Rio vem, nos últimos anos, especializando profissionais e ampliando a capacidade de atendimento das suas unidades para melhorar a oferta de transplantes para a população.
Em julho passado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) habilitou a equipe de transplante de pulmão do Instituto Nacional de Cardiologia. Com a capacitação, o Rio de Janeiro passou a ser o terceiro estado do país a realizar esse tipo de procedimento, que há 15 anos era realizado no estado.

O Hospital Estadual da Criança (HEC) é outro exemplo. A unidade atende crianças e jovens de 0 a 19 anos, sendo a primeira instituição pública pediátrica no estado voltada para cirurgias de média e alta complexidade, além do tratamento oncológico e transplante renal e hepático. O HEC é especializado também em transplantes renais pediátricos de baixo peso, que são os que têm menos de 15 quilos.

— O transplante é uma estratégia que muda, prolonga e salva a vida das pessoas. Muitos estão sofrendo de doenças crônicas e dependem dele para continuarem vivos. A doação de órgãos é um ato de amor, num momento de intenso sofrimento para as famílias doadoras, que estão perdendo seus entes queridos, mas representa uma atitude altruísta e empática inigualável — afirma Alexandre Cauduro, coordenador do PET.
Criado em 2010, o PET foi responsável pela renovação da vida de mais de 6.900 pessoas por meio de transplantes de órgãos sólidos (categoria que engloba os transplantes de fígado, pulmão, intestino, rim, pâncreas e coração) e recuperou a saúde de inúmeros pacientes com transplantes de ossos, ligamentos e pele. Em 2020, 1.075 transplantes foram efetuados, sendo 376 córneas e 699 órgãos sólidos (22 de coração; 270 de fígado; 384 de rins; além de um transplante simultâneo de coração e rim; 10 de rim e fígado; e 12 de rim e pâncreas). O Estado do Rio ocupa o 3º lugar em número absoluto de doadores no ranking do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

De janeiro a julho de 2021, foram realizados 748 transplantes de órgãos, sendo 346 córneas transplantadas, 14 corações, 157 fígados, 220 rins; além de 9 cirurgias simultâneas de rins e pâncreas, 1 simultânea de rim e coração, 2 simultâneas de rim e fígado, 1 transplante triplo de rim, fígado e coração e uma multivisceral (fígado, pâncreas e intestino transplantados simultaneamente), além de um transplante de paratireóide.
Para doar órgãos é preciso informar o desejo à família, pois a doação só ocorre com a autorização dos parentes próximos.

Confira as matérias e ações: 

https://www.tupi.fm/rio/palacio-tiradentes-e-iluminado-de-verde-em-apoio-a-campanha-de-doacao-de-orgaos/

https://www.tupi.fm/rio/setembro-verde-doar-orgaos-para-salvar-vidas/

https://www.tupi.fm/sentinelas/setembro-verde-doe-orgaos-salve-vidas/

https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2021/08/6225075-palacio-tiradentes-iluminado-de-verde-em-apoio-para-doacao-de-orgaos.html

https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/setembro-verde-iluminacao-do-palacio-tiradentes-incentiva-doacao-de-orgaos-25179053.html

https://www.agendadopoder.com.br/politica/palacio-tiradentes-ganha-iluminacao-especial-para-a-campanha-setembro-verde-de-incentivo-a-doacao-de-orgaos/

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/09/01/depois-de-mais-de-30-cirurgias-menino-de-3-anos-consegue-doador-e-realiza-transplante-de-rim.ghtml

 

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h