Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

CAMPANHA JUNHO VERMELHO INCENTIVA COLETA VOLUNTÁRIA NO MÊS DO DOADOR DE SANGUE

15/06/2018

Junto aos hemocentros de todo o país, o Hemorio celebra o Junho Vermelho, mês definido no calendário nacional para lembrar a importância da doação de sangue e buscar mais voluntários. A data faz referência ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho.

 

— A doação de sangue é um ato de solidariedade e que efetivamente salva vidas. Felizmente temos contado com o apoio da população e nossos números mostram isso. Cada bolsa de sangue doada pode salvar até quatro pessoas, é um ato simples que faz toda a diferença – disse o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.

 

A campanha Junho Vermelho lembra a importância do ato de doar sangue e ainda pretende reforçar os estoques para o mês de julho, que, historicamente, registra queda de doadores por causa das férias escolares. Em 2018, a Copa do Mundo é mais um motivo para preocupação com a frequência no salão dos doadores, já que, durante os campeonatos mundiais, a frequência costuma cair nos dias de jogos.

Desde o início do ano, o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, unidade da Secretaria de Estado de Saúde, vem apresentando bons resultados na captação de doadores de sangue. Entre os meses de janeiro e maio de 2018, foram 7% de voluntários a mais em relação ao mesmo período de 2017. Mas a regularidade das doações não pode parar.

 

— Apesar da evolução da medicina, ainda não existe um substituto para o sangue. Por isso, precisamos sempre dos doadores. Pacientes de doenças crônicas como anemia falciforme, pacientes em tratamento de câncer, pessoas que sofrem acidentes ou passam por grandes cirurgias, bebês internados em UTIs neonatais, todos são receptores de sangue em potencial e contam com a ajuda desses voluntários para sobreviver – ressalta o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.

 

O Hemorio também é uma unidade de referência em hematologia e hemoterapia. Fundado em 1944, a unidade distribui sangue para 180 hospitais públicos, incluindo grandes emergências, como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTIs neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O salão de doadores do Hemorio funciona todos os dias, das 7 às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 08, no Centro do Rio de Janeiro. A unidade disponibiliza um serviço de informações, o Disque-Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 25 postos de coleta distribuídos no Estado. A ligação é gratuita e o atendimento é realizado de segunda a sexta, das 7h às 16h.

 

Para doar sangue é preciso portar documento oficial de identidade com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 Kg, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

 

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h