Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Atriz doa sangue e visita crianças internadas no Hemorio

10/06/2014

No início da tarde desta segunda-feira, dia 09/06, atriz Carol Castro, que recentemente interpretou uma advogada que teve câncer de mama na novela Amor à Vida, esteve na unidade para doar sangue e visitar os pacientes internados na pediatria e na enfermaria juvenil. Carol, que já tinha doado sangue em outras campanhas, enfatizou a importância da doação de sangue, principalmente em períodos onde a cidade recebe uma grande quantidade de turistas, como a Copa do Mundo.

- A doação de sangue deve estar sempre presente na vida de nós, brasileiros. Infelizmente, em épocas de grandes eventos na cidade ou feriados prolongados, esse número cai bastante. Portanto, é nosso dever de cidadão contribuir para que os estoques estejam abastecidos – explicou a atriz.

Carol Castro, que também é usuária das redes sociais, também fez questão de se cadastrar no Twitter Alerts, dispositivo que já está disponível para os usuários desde o último dia 30. O recurso, que pela primeira vez no mundo vai funcionar para captar doadores de sangue, já havia sido utilizado em situações de emergência e catástrofes como o Furacão Sandy, o atentado à maratona de Boston, nos Estados Unidos e o tsunami no Japão. Para receber os alertas, é preciso ter uma conta no Twitter, ir ao perfil do Hemorio (@HEMORIO) e clicar no sino laranja que estará na timeline. O usuário será, então, direcionado a fazer seu cadastro no Twitter Alerts. Aí, basta informar o telefone e estará habilitado para receber as mensagens via celular e pela rede social. Caso o usuário tenha um iphone, poderá receber alerta através de push.

Quem pode doar sangue? Para ser um doador, é muito simples: basta estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e trazer um documento oficial de identidade com foto. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar comidas gordurosas quatro horas antes e o uso de bebidas alcóolicas nas 12 horas que antecedem a doação. Jovens com 16 e 17 anos podem doar sangue com autorização dos pais e/ou responsáveis. O modelo de autorização pode ser obtido no site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br.

Hemorio funcionará normalmente na Copa – O Hemorio funcionará normalmente durante a Copa do Mundo, das 7 às 18 horas, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. O hemocentro fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro. Para dúvidas e agendamento de doação com hora marcada, o voluntário pode ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708).

Fonte: Ascom/Hemorio

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h