Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Além da saúde: unidades oferecem atividades para a comunidade

08/04/2014

Acolher o paciente, tratar sua queixa, oferecer atendimento resolutivo: assim funcionam as unidades estaduais de saúde. Mas algumas delas se propõem a servir não somente quem as procura, mas também a comunidade em seu entorno.

 Um bom exemplo acontece desde o ano passado no Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro (CPRJ), na Gamboa. Uma discoteca com um acervo de mais de 5 mil discos iniciado a partir de uma grande doação de LPs de três senhoras centenárias foi montada dentro do hospital e hoje está aberta não somente aos pacientes, mas a todos que quiserem ouvir boa música. Os discos, remasterizados e organizados por ordem alfabética, guardam raridades como poesias de Manoel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius  de Moraes recitadas pelos próprios poetas, discursos políticos de Carlos Lacerda, entre outras relíquias das décadas de 30 a 70.

 Especializado em geriatria, o Hospital Estadual Eduardo Rabelo, em Campo Grande, abre diariamente suas dependências para idosos que moram na comunidade do entorno da unidade frequentarem o Centro Dia e Centro de Convivência, onde participam de aulas de dança, canto, crochê, ginástica, alongamento, coral, assistem a palestras educativas e sessões de cinema, entre outras atividades. Cerca de 200 idosos frequentam o espaço.

 As portas da sede do Instituto Vital Brazil (IVB), em Niterói, também se abrem frequentemente para receber interessados em participar da programação da unidade. Uma das mais procuradas é a extração pública de veneno de cobras e escorpiões, que acontece uma vez por mês. Os biólogos e pesquisadores do instituto explicam passo a passo a retirada do veneno dos animais e respondem a possíveis dúvidas dos participantes. O IVB conta também com uma biblioteca com livros científicos que fica aberta ao público e uma exposição itinerante levada pelos biólogos a feiras, escolas e outros locais com animais vivos como cobras, aranhas e escorpiões e materiais didáticos para explicar sobre os bichos e o cuidado que se deve ter com eles na natureza. A programação completa está no site www.vitalbrazil.rj.gov.br e pelo telefone 0800 022 1036 (de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h).

Ações de saúde - O Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac) promove anualmente diversas ações na Cobal do Humaitá, vizinha ao instituto, onde qualquer pessoa pode realizar gratuitamente testes de colesterol e aferição de pressão arterial e receber informações sobre os principais males das doenças do coração, como hipertensão e tabagismo. São cinco eventos ao longo do ano e a programação de 2014 acontecerá nos dias 26 de abril (Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão), 31 de maio (Dia  Mundial  sem Tabaco), 08 de agosto (Dia Nacional de Controle do Colesterol) e 12 de outubro (Dia das Crianças).

 Foco nas escolas – Visando à promoção de atividades socioeducativas em escolas públicas da região onde está localizado, o PAM Cavalcanti criou o Programa de Saúde Escolar (PSE), que desde 2008 promove palestras e filmes educativos nas áreas de saúde bucal, vigilância nutricional (alimentação saudável e controle da obesidade) e saúde sexual (prevenção de gravidez na adolescência e de DTS/AIDS). Profissionais da unidade visitam as escolas com o objetivo de divulgar entre crianças e adolescentes informações sobre esses três temas, inclusive com atividades práticas. Somente em 2013,  mais de 5 mil crianças e adolescentes participaram do programa.

 No módulo saúde bucal, por exemplo, é feita a escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor e distribuição de kits odontológicos (escova, pasta e fio dental). Já na área de vigilância nutricional, os alunos são pesados, medidos e avaliados por enfermeiros com o objetivo de identificar aqueles que seriam candidatos a receber um acompanhamento individualizado no Programa da Vigilância Nutricional do PAM – alunos com baixo peso, sobrepeso e obesidade. O módulo de saúde sexual é direcionado aos alunos a partir do 8º ano e, além de orientações, faz a distribuição de preservativos, de acordo com as coordenações pedagógicas das escolas.

 Cidadania desde a infância - Visando formar e conscientizar futuros doadores entre o público jovem, o Hemorio criou o Programa Jovem Salva-Vidas. Alunos de escolas públicas e particulares recebem a visita de profissionais do hemocentro que promovem ações educativas com informações sobre a importância da doação de sangue.

 Uma parceria entre o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (Iede) e a Escola Estadual Júlia Kubistchek em 2013 está rendendo frutos e promete beneficiar os alunos da escola. O evento Aprendendo com o chef, que levou em outubro o chef de cozinha francês, David Joubert, à escola para preparar um cardápio saudável, degustado pelos alunos e pais presentes, está originando a criação de uma cartilha com receitas e dicas de alimentação que será distribuída aos alunos. Além de ensinar um modo de vida mais saudável, a ideia é avaliar os alunos nos seis meses posteriores à distribuição da cartilha para verificar se ocorreram mudanças nos hábitos alimentares das crianças.

Fonte: Ascom/SES

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h